Esporte & Cia

Wednesday, May 15th

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

Garotada da Fórm. Futuro encara pista em Brasília

E-mail Imprimir PDF

O Autódromo Internacional Nelson Piquet, em Brasília, receberá neste final de semana a 3ª e 4ª etapas da Fórmula Futuro Fiat, criada por Felipe Massa para revelar novos pilotos. Fazendo parte do Racing Festival, a categoria vê neste seu segundo ano de vida o duelo entre duas promessas que correram em 2010 contra os jovens talentos que estão estreando.

Até o momento o embate está empatado, já que na abertura do campeonato em São Paulo cada grupo ficou com uma vitória. O paranaense Johnatan Louis, um dos remanescentes do ano passado, venceu a primeira corrida da rodada dupla, enquanto o novato Victor Franzoni, de apenas 15 anos, faturou a segunda e ainda se tornou o piloto mais novo a vencer uma corrida de automóvel no Brasil.

Com 5.475 metros de extensão, a pista de Brasília é a mais longa do calendário e a expectativa é de que Louis e o potiguar Johilton Pavlak, o outro "veterano" da turma, levem vantagem exatamente pelo conhecimento do traçado. Mas Louis quer evitar qualquer insinuação de favoritismo. "Brasília foi a primeira pista onde andei de fórmula e tenho bastante quilometragem lá. Mas não com o carro da Fórmula Futuro, porque tive muitos problemas durante todo o fim de semana. Além disso, o pessoal que está chegando agora já mostrou que é muito bom e veio para dar trabalho. Talvez eu e o Johilton tenhamos alguma vantagem nos primeiros treinos, mas corro com esses caras há muito tempo no kart e sei que logo eles pegam a mão da pista e vão incomodar a gente", elogiou Louis, terceiro colocado no campeonato.

O mesmo discurso foi adotado por Franzoni, que chegará à Capital Federal sem conhecer o circuito. "Não andei em Brasília, mas acho que isso não vai ser um problema. Pelo que sei ninguém treinou lá este ano e acho que nas primeiras atividades quem conhece a pista vai sair na frente. Mas acredito que será igual a Interlagos, com o passar dos treinos nós vamos encostando nos "veteranos" e nas provas vamos brigar de igual para igual", afirmou Franzoni

Se a disputa entre veteranos e novatos está empatada no número de vitórias, a liderança do campeonato é compartilhada por dois estreantes. O carioca Luir Miranda e o mineiro Guilherme Silva somam 24 pontos. "Eu também nunca andei em Brasília, mas isso não muda minha expectativa para as provas, que é andar entre os primeiros e tentar marcar o maior número de pontos possíveis. Esse jeito de pensar deu certo em Interlagos e espero repetir isso em Brasília, que me falaram ser uma pista bem rápida e técnica", concluiu Miranda.

A classificação da Fórmula Futuro Fiat está assim:

1 - Guilherme Silva e Luir Miranda, 24
3 - John Louis, 20
4 - Victor Franzoni, 19
5 - André Pedralli, 16
6 - Guilherme Salas, 14
7 - Lucas de La Vega, 7
8 - Eduardo Banzolli, 6
9 - Johilton Pavlak, 4
10 - Ricardo Landucci e Felipe Donato, 2