A Toyota Motorsport estabeleceu um novo recorde de volta para o seu carro elétrico. A façanha foi realizada nos 20,832 Km do lendário Circuito de Nürburgring Nordschleife.
Com o piloto Jochen Krumbach, o veículo batizado de EV TMG P001 fez o percurso em 7min 47.794s, batendo o seu próprio recorde anterior (9min 1.338s). O veículo usa dois motores elétricos que atingem a velocidade máxima de 260 km/h e estão combinados com um impressionante binário de 800Nm.
VIDEO ==> AQUI!
O tempo registrado ainda está muito longe do recorde da pista para veículos elétricos, o qual pertence a Stefan Bellof, que com o Porsche 956, fixou 6min 25.91s, no ano de 1983. Apesar disso, a Toyota tem muito o que comemorar, já que agora, o TMG EV P001 está ao nível de carros como o Mercedes SLS AMG ou o Audi R8 V10.
Tal desempenho mostra que a potência do motor elétrico da TMG é ideal para alimentar qualquer futuro monoposto elétrico para prática de automobilismo. A montadora começará vender comercialmente estes motores, a partir de 2012 e deixa claro que continuará apostando nessa tecnologia, além de informar que já tem estudos avançados que pretendem colocar no mercado, soluções alernativas de chassis.
O diretor técnico Pascal Vasselon, falou sobre a conquista: "Os objetivos para este projeto foram dois: Definir um novo recorde de voltas com veículos elétricos - e estou muito satisfeito porque faltou muito pouco para chegarmos lá - e, por outro lado, também queriamos aprender mais sobre o funcionamento do nosso motor elétrico em circunstâncias extremas e Nürburgring é um dos circuito mais exigentes do automobilismo mundial. Temos alcançado importantes avanços na nossa elétrica graças ao desenvolvimento de novas tecnologias e claro, esta experiência que nossos engenheiros estão adquirindo servirá de base para futuros veículos que certamente se beneficiarão deste projeto".
O Diretor de Operações da TMG, Rob Leupen, também deixou sua opinião: "Esta é uma conquista muito impressionante e que realmente mostra o importante papel que os motores elétricos têm para embarcar rapidez e emoção nas pistas de corrida. O automobilismo impulsionado pela eletricidade pode ser tão emocionante quanto as corridas tradicionais. Foi uma sensação incrível assistir ao TMG voar em Nordschleife e ouvir apenas o som do vento passando e dos pneus derrapando. Alcançar um novo recorde e por uma margem tão grande, é uma conquista formidável e estou orgulhoso de ver o nome TMG no livro dos recordes. Mas este não é o fim da história para a TMG. Espero que possamos ver nossos motores elétricos em ação na pista novamente e em breve".