Recém saído do kart e criado nas pistas de kart indoor do Rio de Janeiro, ele chegou a liderar o campeonato, mas sofreu duas quebras nas corridas de São Paulo que o jogaram para terceiro na tabela. Na rodada final, recuperação e proximidade do título deixaram boas expectativas para 2012
Estreante no automobilismo depois de uma carreira que teve início nas pistas de kart indoor do Rio de Janeiro, o carioca Luir Miranda sagrou-se neste domingo Vice-Campeão da segunda temporada da Fórmula Futuro. A categoria apadrinhada por Felipe Massa voltou ao Rio Grande do Sul neste fim de semana para a definição de seu novo campeão, e terminou com uma corrida repleta de variáveis que rendeu ao vencedor, o mineiro Guilherme Silva, uma temporada completa na Fórmula Abarth italiana.
Ao contrário do que se poderia esperar de um piloto que teve a chance de sagrar-se campeão em seu primeiro ano no automobilismo, Luir Miranda comemorou o vice-campeonato quase como comemoraria uma vitória. Sem realizar treinos particulares ao longo do ano e com o orçamento apertado, ele foi a grande surpresa de uma temporada que tinha como favoritos o próprio Silva, o paranaense John Louis e o potiguar Johilton Pavlak - que acabou abandonando a competição.
"Comemorei muito e ainda vou comemorar bastante o vice-campeonato. Ao invés de me sentir derrotado hoje, sinto que conquistei este segundo lugar com muito trabalho. Não foi fácil chegar para a maior parte das etapas sem conhecer as pistas, tendo poucos treinos para acompanhar o ritmo do pessoal mais experiente. Consegui vencer duas provas, liderei corridas outras vezes, e termino o ano muito feliz. Também estou feliz pelo Guilherme, que tornou-se um bom amigo ao longo do campeonato. Agora espero conseguir os patrocínios necessários para estar aqui novamente no ano que vem", comentou o carioca.
Na corrida deste domingo Luir Miranda assumiu a liderança depois de ultrapassar o pole position Eduardo Banzoli logo no início da prova. Com um ritmo forte nas primeiras voltas, ele chegou a estar a apenas uma posição do título - já que, caso vencesse, dependeria de um terceiro lugar de Guilherme Silva para ser campeão. O resultado que favoreceria Miranda começou a se desenhar quando Victor Franzoni, então terceiro colocado, passou a se aproximar do vice-líder Silva. Mas terminou quando o mineiro conseguiu superar Miranda e caminhar para a vitória que lhe garantiria o título.
"Este fim de semana foi bastante positivo para mim, e vou me lembrar destas duas corridas por um bom tempo. Naturalmente as provas que venci em Brasília e Londrina foram os meus melhores momentos neste ano. Mas este fim de semana, de maneira geral, foi muito especial. Termino o ano com o vice-campeonato, com um bom motivo para comemorar e com uma vontade enorme de estar aqui, ou em outra categoria de monopostos em 2012, brigando por mais um título", encerrou.
Passadas doze corridas, Guilherme Silva somou 123 pontos no campeonato, contra 116 de Luir Miranda e 112 de John Louis - que abandonou a corrida deste domingo.
Veja como terminou a última etapa da temporada
e a classificação completa da Fórmula Futuro em 2011.
Corrida 12
1) Guilherme Silva, 27 voltas em 26min07s871
2) Luir Miranda, a 0s676
3) Victor Franzoni, a 1s201
4) Guilherme Salas, a 8s669
5) Felipe Donato, a 25s148
6) Eduardo Banzoli, a 3 voltas
Campeonato
1) Guilherme Silva, 123 pontos
2) Luir Miranda, 116
3) John Louis, 112
4) Guilherme Salas, 98
5) Victor Franzoni, 94
6) Felipe Donato, 72
7) Eduardo Banzoli, 68
8) Lucas De La Vega, 43
9) Johilton Pavlak, 31
10) Ricardo Landucci, 18
11) André Pedralli, 16