Esporte & Cia

Sunday, Nov 24th

Last update:09:53:06 AM GMT

You are here:

Bobber motocicleta customizada para quem tem estilo

E-mail Imprimir PDF

Uma das suas principais paixões dentro da customização são as Bobbers, definitivamente. Dentro da história de motos customizadas por Célio Dobrucki, as principais motos são Bobber. Algumas delas estão nos Estados Unidos, mais especificamente em Miami e Colorado. Outras estão espalhadas por todas as partes do Brasil, onde fazem história por onde passam.

Sobre as Bobbers

As primeiras Bobbers surgiram nas décadas de 40 e 50 e são caracterizadas por serem bem rústicas. Conhecida como moto custom, geralmente tem o para-lama dianteiro removido e a retaguarda "a la garçonne" ou com menor tamanho, além de todas as partes que são ditas supérfluas removidas para que se torne uma moto mais leve.

A Bobber foi a primeira, mais simples e mais despojada motocicleta custom construída à mão por customizadores com habilidades especialmente mecânicas.

Também conhecidas como rabo duro (por não ter amortecedor traseiro) com centro de gravidade bem baixo. O ângulo do caster (inclinação do garfo dianteiro) é grande e a suspensão dianteira é de tamanho convencional, e na traseira é inexistente. Por isso o apelido de "rabo duro". São motos normalmente customizadas por um nicho de pessoas que realmente gostam desse estilo de motociclismo. Costumam ter uma pintura especialmente caprichada, muitas vezes um modelo sempre diferente do outro por questão de customização.

A história das motos estilo bobber começou com os soldados que voltavam da guerra e tinham pouco dinheiro. Esses compravam motos usadas na guerra e davam um estilo pessoal, arrancando várias coisas, o que as deixava mais leve, mais ágil e mais rápida, ficando assim customizada. O amortecimento das Bobbers é feito muitas vezes com molas no próprio selim (banco). E por falar em banco, é um modelo que raramente se vê com garupa. Mas há aqueles que costumam adaptar os bancos de ventosa no para-choque para levar a garupa - um caso muito raro.