O inglês Luciano Bacheta ratificou o domínio que vem impondo desde a abertura do calendário, venceu a quarta corrida seguida e manteve no domingo (29/04) em Portimão (Portugal) a invencibilidade na Fórmula 2. Ao contrário da véspera, na primeira prova da rodada dupla do fim de semana, desta vez o líder disparado do campeonato enfrentou uma feroz resistência do suíço Matheo Tuscher, de apenas 15 anos, ao longo de quase todas as 22 voltas. O brasileiro Victor Guerin melhorou duas posições em relação à terceira etapa e terminou na 9ª colocação, conquistando dois pontos naquela que deve ter sido a sua única participação na série nesta temporada.
Mais experiente, Bacheta - que completou 20 anos na quinta-feira - saiu em terceiro e tomou a ponta logo na largada, deixando o pole Tuscher na segunda posição. A partir daí, Tuscher passou a mover uma implacável perseguição ao ponteiro que só terminaria na penúltima volta, quando perdeu um pouco de contato ao dar uma leve escapada da pista. Mas a tranquila média de cerca de três segundos sobre o alemão Markus Pommer não permitiu que o segundo lugar corresse risco até à bandeirada.
Guerin fez um excelente treino classificatório e estabeleceu o sexto tempo. No entanto, foi punido com a perda de duas posições no grid por ter simulado largadas antes de retornar aos boxes. Na corrida, saiu com cautela para evitar acidente na primeira curva e depois penou com a falta de tração do carro. "Eu não tinha velocidade de reta porque o carro destracionava nas saídas de curvas", explicou o paulista de 19 anos, que já havia se queixado da mesma dificuldade no sábado.
O saldo da visita à bela região do Algarve, no entanto, foi positivo e o objetivo de pegar a mão do traçado onde sua categoria regular - a Auto GP - passará no mês que vem foi plenamente alcançado. "Saio daqui conhecendo muito mais de um circuito bastante seletivo, com trechos de subida, descida, curvas cegas e asfalto ondulado. Esse aprendizado será bastante útil", afirmou. No próximo final de semana, Guerin correrá a quarta rodada dupla da Auto GP em Hungaroring (Hungria).
O resultado da 4ª etapa da Fórmula 2:
1 - Luciano Bacheta (Inglaterra), 22 voltas em 35min42s111
2 - Matheo Tuscher (Suíça), a 1s514
3 - Markus Pommer (Alemanha), a 2s267
4 - Christopher Zanella (Suíça), a 6s425
5 - Dino Zamparelli (Inglaterra), a 19s249
6 - Daniel McKenzie (Inglaterra), a 20s319
7 - Hector Hurst (Inglaterra), a 20s732
8 - Kevin Mirocha (Polônia), a 21s733
9 - Victor Guerin (Brasil), a 22s563
10 - Alex Fontana (Suíça), a 29s288
A nova classificação:
1, Luciano Bacheta, 100 pontos;
2, Matheo Tuscher, 54;
3, Christopher Zanella, 42;
4, Markus Pommer e Alex Fontana, 37;
5, Mihai Marinescu, 31.