Esporte & Cia

Sunday, Nov 24th

Last update:09:53:06 AM GMT

You are here:

Onze estrangeiros no gate do Arena Cross em Curitiba

E-mail Imprimir PDF

A 14ª temporada do Arena começa no sábado (04/08) em Curitiba (PR) e os mais de 100 pilotos convidados vivem a expectativa de começar bem o campeonato em busca dos títulos das cinco categorias que participam (50cc, 65cc, Júnior, MX2 e MX Pró).

Entre os pilotos brasileiros, vindos de pelo menos 18 Estados, 11 estrangeiros disputam nas categorias MX Pró e MX2, com o objetivo de conquistar não apenas vitórias, mas também técnica e o carisma da torcida brasileira.

MX Pró
Na categoria principal, a MX Pró, seis deles disputam o tão desejado título, atualmente pertencente ao também estrangeiro Roberto Castro, da Costa Rica. O inglês Adam Chaftield abre a lista, correndo oficialmente no Brasil há um ano e meio. É dono do título da MX2 na Superliga Brasil de Motocross em 2011 e este ano terminou a temporada como vice-campeão da MX Pró, atrás do espanhol Carlos Campano. Chatfield participou da última temporada do Arena Cross, venceu uma prova, mas deixou a competição na 4ª etapa para se recuperara de uma queda, terminando em 4º o campeonato.

Grande adversário do inglês, Carlos Campano é uma dos destaques da temporada. O espanhol foi campeão mundial em 2010 na categoria MX3 e conquistou este ano o título na MX Pró da Superliga Brasil de Motocross, com 9 vitórias, 6 delas consecutivas. Acostumado com grandes pistas, esta será a primeira vez que o campeão mundial participa da competição de arena com somente 500 m² e muitos obstáculos.

Estreante na categoria MX Pró do Arena Cross, Humberto Martin é quem está a mais tempo no Brasil - três anos - e o único que já conquistou um título no Arena Cross - o da MX2 no ano passado. Na Venezuela, seu país de origem, foi 18 vezes Campeão Venezuelano de Motocross, três vezes Campeão Latino-Americano de Motocross nas categorias MX2 e 85cc, Campeão da Copa Latino-Americana de Supercross (85cc) e conta com participações nos campeonatos Mundial de Nações e Mundial de Motocross.

Representando o oriente, o penta Campeão Japonês de Motocross, Ito Massaroni, retorna ao gate de 2012. Em 2011, o piloto entrou no meio do campeonato e pontuou em três corridas apenas, sem concluir a temporada.

O mexicano Jorge Bujanda e o argentino Marcos Trossero finalizam a lista de estrangeiros da MX Pró. Este é o primeiro ano competindo no Brasil para ambos. Bujanda traz na bagagem o título de Campeão Mexicano de Supercross 450cc de 2010 e Trossero de Campeão Argentino de Motocross e do Enduro de Verano.

MX2
Cinco estrangeiros compõem o gate da MX2, todos estreantes do Arena Cross. A vizinha Argentina conta com três representantes na classe: os irmãos Augustin e Joaquim Poli, e Nicolas Callegari. Augustin Poli é o caçula da turma com 15 anos e Callegari o mais experiente, bi Campeão Argentino de Motocross em 2010 e 2011. Da mesma equipe que os argentinos, é o uruguaio Nicolas Rolando, campeão 2011 da categoria em seu país.

Sean Lipoanovich é o último da lista da categoria de acesso, recém chegado dos Estados Unidos. Um dos destaques de seu currículo é sua participação no campeonato AMA Motocross no ano passado, que terminou com a 11ª colocação.

Confira a lista completa de estrangeiros da temporada:

MX Pró
Adam Chatfield - Inglaterra (Ipiranga IMS)
Carlos Campano - Espanha (Geração Yamaha)
Humberto Martin - Velezuela (Itamaracá One Industries)
Ito Massaroni - Japão (equipe IMS Racing)
Jorge Bujanda - México (Fabricando Pilotos Yamaha Circuit)
Marcos Trossero - Argentina (Fabricando Pilotos Yamaha Circuit)

MX2
Agustin Poli - Argentina (Richard Berois Competições)
Joaquin Poli - Argentina (Richard Berois Competições)
Nicolas Callegaris - Argentina (Richard Berois Competições)
Nicolas Rolando - Uruguai (Richard Berois Competições)
Sean Lipoanovich - Estados Unidos (LS Racing)