Em sua volta às pistas de motovelocidade mais de cinco anos depois da última participação no Mundial de Superbike, Alexandre Barros foi ao topo do pódio. Ele venceu no domingo (19/08) a segunda etapa do Moto 1000 GP, pela categoria GP 1000, no Autódromo Internacional de Curitiba. O argentino Luciano Ribodino, seu companheiro de equipe na Alex Barros Racing, e Pierre Chofard, da Pitico Race, completaram o pódio.
A participação de Barros no Moto 1000 GP faz parte da estratégia de desenvolvimento de seu filho Lucas Barros, que disputa a categoria GP Light, e de Ribodino. “É o projeto desde a criação da equipe, acompanhar o Luciano na pista, então eu tenho treinado, mas não corrido. Não posso dizer se vou ou não correr a temporada toda. Vai depender do que os patrocinadores decidirem”, disse o piloto, que não disputou a etapa de São Paulo.
Ribodino comemorou o resultado. “Estou muito contente por correr no Brasil, no Moto 1000 GP, em conseguir um pódio. Estou aprendendo muito. Na corrida de hoje eu tive uma dificuldade com o câmbio, não conseguia engatar as marchas, isso me fez perder rendimento”, declarou o argentino. Ele chegou a sair da pista ao fim da reta oposta na décima volta, quando liderava a prova pela segunda vez, e caiu para o quarto lugar.
Um dos grandes destaques da corrida ficou por conta de Chofard, que largou em terceiro e teve um duelo particular com o companheiro de equipe Alan Douglas no início. Pierre esteve em segundo em duas oportunidades. Na segunda, da 10ª à 16ª volta, pressionou bastante o líder Barros – e, tal qual ocorrera com Ribodino, saiu da pista ao fim da reta principal, depois de errar o ponto de frenagem, perdendo o segundo lugar para o argentino.
“Eu fiz uma boa corrida, tive duas ótimas disputas. Foi bom competir contra um cara do nível do Alex”, avaliou. “Eu vinha bem, bem próximo dele, e infelizmente errei um ponto de freada. E, além de me distanciar da briga pela vitória, perdi o segundo lugar. Mas estou contente por me sentir competitivo”, avaliou o piloto, que empata com Ribodino na vice-liderança com 33 pontos, a cinco de Alan Douglas, que terminou a corrida em quarto.
Além de tomar parte de disputas que mereceram aplausos do público presente ao autódromo localizado na cidade de Pinhais, Chofard consolidou um feito histórico: estabeleceu um novo recorde de tempo de volta para a pista paranaense. Ele cobriu os 3.695 metros do traçado em 1min20s975, a volta mais rápida já cronometrada em uma corrida de motovelocidade no circuito. “O nosso ritmo estava bom, mesmo”, definiu, cometido.
Douglas, campeão em 2011 e líder da temporada, teve uma atuação conservadora e terminou em quarto. “A gente não tinha o melhor dos acertos aqui, então o importante é marcar o máximo possível de pontos”, ponderou. O quinto colocado foi o paulista Ricieri Luvizotto, paulista inscrito com a Aprilia da Target Race. Em sexto ficou o paranaense Gustavo “Gringo” Rodríguez, com a BMW da Grinjets. Ele foi vencedor da subdivisão GP Máster.
Depois de 18 voltas, o resultado final da GP 1000 na segunda etapa do Moto 1000 GP foi o seguinte:
1º) Alexandre Barros (BMW S1000RR), Alex Barros Racing, 24min41s051
2º) Luciano Ribodino (BMW S1000RR), Alex Barros Racing, a 6s982
3º) Pierre Chofard (Kawasaki ZX-10R), Pitico Race, a 10s179
4º) Alan Douglas (Kawasaki ZX-10R), Pitico Race, a 12s088
5º) Ricieri Luvizotto (Aprilia RSV4 APRC), Target Race, a 34s500
6º) Gustavo Rodríguez (BMW S1000RR), Grinjets Superbike, a 34s501
7º) Victor Moura (BMW S1000RR), Compezione VMX Racing, a 50s247
8º) Carlos Poton Medeiros (Honda CBR 1000RR), Cigano Racing, a 1min14s142
9º) Daniel Lenzi ((Honda CBR 1000RR), Grinjets Superbike, a 1 volta
10º) André de Araújo Carvalho (Suzuki GSX-R1000), SBK Rio, a 1 volta
11º) Eduardo Costa Neto (Honda CBR 1000RR), RF Racing Mobil Rush Team, a 1 volta
12º) Sérgio Laurentys (BMW S1000RR), RF Racing Mobil Rush Team, a 1 volta
13º) Eliandro Simonini, (Kawasaki ZX-10R), Moto 3, a 1 volta
14º) Walter Haertel Júnior (Honda CBR 1000RR), Duas Rodas Racing Team, a 1 volta
15º) Alberto Braga (Suzuki GSR-R1000), Center Moto Racing Team, a 1 volta
16º) Sidnei Scligliano (Suzuki GSX-R1000), Motrix-Scigliano Racing, a 1 volta
17º) Elson Tenebra Otero (Kawasaki ZX-10R), Rota K/Vaz Racing, a 1 volta
18º) Nelson Gonçalves de Oliveira (Suzuki GSX-R1000), SBK Rio, a 1 volta
19º) Darci Cezar Anadão (Honda CBR 1000RR), Duas Rodas Racing Team, a 1 volta
20º) Carlos Quintas (Kawasaki ZX-10R), Center Moto Racing Team, a 2 voltas
NÃO CLASSIFICADOS
Marcos Christian Salles (BMW S1000RR), Grinjets Superbike, a 6 voltas
Hélder Shad (BMW S1000RR), SBK Rio, a 9 voltas
Victor Braga (Suzuki GSR-R1000), SBK Rio, a 14 voltas
Murilo Colatreli (Kawasaki ZX-10R), Colatreli Racing, a 16 voltas
Melhor volta: Chofard, na 5ª, 1min20s975, média de 164,273 km/h
CLASSIFICAÇÃO
A classificação da GP 1000 depois de duas corridas é esta:
1º) Alan Douglas, 38 pontos;
2º) Luciano Ribodino e Pierre Chofard, 33;
4º) Alexandre Barros, 28;
5º) João Simon, 20;
6º) Ricieri Luvizotto, 18;
7º) Gustavo “Gringo” Rodríguez, 15;
8º) Eduardo Costa Neto, 13;
9º) Murilo Colatreli, 11;
10º) Jaime Cristóbal, Sérgio Laurentys e Alberto Braga, 10;
13º) Victor Moura, 9;
14º) Carlos Poton Medeiros, 8;
15º) Daniel Lenzi, 7.
A próxima etapa do Moto 1000 GP tem suas provas confirmadas para o dia 23 de setembro em Santa Cruz do Sul (RS). Depois disso, a categoria terá etapas em Brasília (DF), Cascavel (PR) e Rio de Janeiro (RJ) – as duas últimas terão rodadas duplas para as categorias GP Light e GP 1000.