A Sprint Race terá seu campeão de 2012 definido após a bandeirada da última das duas corridas marcadas para o dia 22 de dezembro no circuito de Interlagos. E sete pilotos têm chances de levar o belo troféu da temporada inaugural para casa: Rodrigo Barone, Gustavo Martins, Beto Cavaleiro, Marco Garcia, Caito Vianna, Guilherme Sperafico e Eduardo Leite.
Com base na consistência, Barone ocupa a liderança da tabela desde o meio do ano. O piloto paulista não abandonou uma prova sequer e, com uma frequência impressionante no "top 5" (uma vitória, cinco segundos, um terceiro, quatro quartos e um quinto lugar), possui 231 pontos.
Com 100 pontos ainda em jogo, 50 em cada corrida, Barone possui uma vantagem de 19 pontos para Gustavo Martins, que chegou impondo respeito: das dez corridas que já disputou, esteve em nove no pódio. Sua adaptação foi tão rápida que ele vem de três vitórias nas últimas quatro corridas, além de dois segundos e dois terceiros lugares. Porém, ainda não competiu em Interlagos, palco da grande final, com o carro da categoria.
Correndo por fora está Beto Cavaleiro. Com 192 pontos, ele está 39 atrás de Barone e a dez de Martins. Depois de um início arrasador ao lado de Eduardo Leite, com direito a três vitórias, Cavaleiro teve um meio de ano complicado, mas se recuperou nas corridas finais, se mantendo vivo no campeonato. Por ficar ausente das últimas corridas da dupla por conta de compromissos na Stock Car, Leite caiu para sétimo na tabela e tem chances apenas matemáticas.
Se os três primeiros, pilotos considerados experientes, dominaram a tabela de pontos em algum determinado momento, os outros três candidatos são as principais revelações do campeonato. Competindo pela primeira vez, Garcia surpreendeu pela velocidade e rápida adaptação, com direito a duas vitórias. Vianna e Sperafico também conquistaram vitórias neste ano e, já iniciados no automobilismo, apresentaram uma franca evolução - prova disso é a presença dos dois na disputa pela taça.
"Esses são os protagonistas do campeonato, sem sombras de dúvidas. Na tabela de pontos, Cavaleiro foi o do início do ano; Barone, do meio do campeonato, e Martins, da fase final. Mas os outros pilotos também estão nessa briga e não podem ser descartados de forma alguma, como o Marco Garcia, Caito Vianna e Guilherme Sperafico, que foram nossas grandes revelações e conhecem o caminho da vitória, sem contar o Leite. Mas sabemos que o campeão só pode ser um piloto e acredito que teremos uma grande decisão", comenta Thiago Marques, organizador do campeonato.
Confira a classificação da Sprint Race após 16 corridas:
1. Rodrigo Barone, 231 pontos
2. Gustavo Martins, 202
3. Beto Cavaleiro, 192
4. Marco Garcia, 188
5. Caito Vianna, 151
6. Guilherme Sperafico, 146
7. Eduardo Leite, 134
8. Eduardo Serratto, 121
9. João Marcelo, 98
10. Fabio Brecailo, 96
11. Marcelo Rodriguez, 91
12. Marcelo Maiolli, 73
13. Adriano Amaral, 62
14. Marcos Rossini, 46
15. André Nicastro, 45
16. José Amorim, 44
17. Gustavo Trunci, 42
18. Tony Garcia, 41
19. Felipe Gama, 30
20. Lucas Molo, 28
21. Jorge Garcia, 26
22. Luciano Zangirolami, 22
23. Renato Jader David, 14
24. Betto D'Elboux, 12
25. Wilson Pinheiro, 3
26. Jeison Martins, 3