O dia foi de festa na Fórmula 3 Sul-americana, que conheceu os campeões das suas duas categorias. Na tarde do sábado (1/12), no Autódromo de Curitiba, a vitória na penúltima corrida da temporada dos mais importantes monopostos continentais ficou com Felipe Guimarães, que ganhou pela quarta vez em cinco participações, numa prova que teve duas largadas devido à forte chuva. Com o terceiro lugar, Fernando Resende chegou a 115 pontos e não pode mais ser alcançado. Outro que também fez a festa pela conquista na capital do Paraná foi Higor Hoffmann, quarto colocado na corrida e primeiro na Fórmula 3 Light. Ele tem 162 pontos e eliminou as possibilidades matemáticas de ser alcançado. No domingo (2/12), às 9h20 será realizada a corrida de encerramento da temporada.
Logo na largada Felipe Guimarães assumiu a liderança enquanto Fernando Resende perdeu muitas posições. No entanto, num excelente trabalho de recuperação, já ocupava o quinto lugar quando começou a chover. O Safety Car levou os carros para o pit lane e os pneus foram trocados. Dada a segunda largada, Felipe não só manteve a ponta como também abriu excelente vantagem na frente e cruzou a linha de chegada com bastante folga. Fernando ainda fez uma ultrapassagem antes de receber a bandeirada.
Higor também mostrou maturidade ao não forçar, pois poucas voltas antes seu único adversário na luta pelo título da Fórmula 3 Light, Raphael Raucci, foi atingido por Rodrigo Gonzalez e os dois abandonaram. Assim que cruzou a linha de chegada a equipe Cesário Fórmula comemorou mais uma conquista na categoria, pois Fernando Resende também defende a escuderia.