Esporte & Cia

Friday, Apr 19th

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

Liuzzi comanda a festa no Desafio das Estrelas 2014

E-mail Imprimir PDF

Os dois únicos estrangeiros no grid fizeram barba, cabelo e bigode na edição 2014 do Desafio Internacional das Estrelas, neste domingo na pista do Beto Carrero World. O italiano Vitantonio Liuzzi largou na pole, liderou de ponta a ponta e não foi ameaçado nem pelo segundo colocado, o suíço Sébastien Buemi, dono da melhor volta da corrida. O consolo brasileiro foi o terceiro lugar de Felipe Massa, que arrumou uma boquinha no pódio depois de uma intensa briga com Júlio Campos nas voltas finais. Outro destaque foi Bruno Senna: mesmo partindo apenas da última fila, o piloto que disputou o Mundial de Endurance no ano passado fez uma prova agressiva, escapou ileso das confusões e terminou em 15º.

Os convidados de fora viveram um fim de semana de sonhos. Inseparáveis nos últimos dias - estavam sempre juntos no hotel, no deslocamento para o kartódromo e na área exclusiva dos pilotos, onde dividiam a mesa nas refeições -, Liuzzi e Buemi conquistaram seus melhores resultados no evento. "Sempre larguei entre os cinco primeiros, mas por um motivo ou outro, quebra ou um erro, não conseguia vencer. Desta vez, meu kart estava bom desde os treinos livres. Na largada, procurei ganhar logo um pouco de distância para escapar da confusão atrás. Acho que essa foi a chave da vitória", comentou Liuzzi, campeão mundial de kart de 2000. Buemi festejou com os braços erguidos ao cruzar a linha de chegada. Afinal, largou apenas em 13º e soube escalar o pelotão. "Cometi um erro no treino classificatório, por isso saí tão atrás", justificou o ex-piloto da Toro Rosso na Fórmula 1 e atualmente defendendo a Toyota na classe protótipos P1 do Mundial de Endurance.

O domínio esmagador de Liuzzi não impediu o bom público que veio ao kartódromo do município catarinense de Penha de ver grandes disputas em todos os pontos do circuito. Mais do que o resultado para lá de aceitável, Bruno ressaltou o que parece ser o fim de um antigo problema no kart. "Não senti dor alguma nas costelas. Acho que no próximo ano vou enfim conseguir treinar um pouco antes da corrida, sem o receio de uma fratura", explicou. Apesar do excesso de impetuosidade de alguns competidores, Bruno conseguiu levar o kart de volta quase intacto. "Levei apenas alguns totozinhos na traseira, mas nada mais sério. Quando senti que o pessoal estava meio agressivo, procurei tomar mais cuidado, até para evitar alguma consequência para as costelas", disse.

Liuzzi recebeu o Troféu Ayrton Senna, fornecido pelo Instituto Ayrton Senna e marco inicial das homenagens ao tricampeão da Fórmula 1 pela passagem dos 20 anos de sua morte. Pela manhã, ao lado de Felipe Massa, promotor do Desafio Internacional das Estrelas, Bruno participou da apresentação da peça, criada pelo artista Wilson Iguti e banhado a ouro. "É um orgulho fazer parte dessa parceria com o Felipe e começar o ano com essa lembrança ao Ayrton num evento tão importante. Já faz muito tempo que o Ayrton não está mais conosco e mesmo assim sua imagem continua muito forte entre nós, que vivemos do automobilismo, e seus fãs, inclusive dos pais que ensinam os filhos pequenos a gostar da corrida. O legado dele é o trabalho social desenvolvido pelo Instituto."

O resultado da prova:

1 - Vitantonio Liuzzi, 29 voltas em 26min23s055
2 - Sébastien Buemi, a 6s021
3 - Felipe Massa, a 10s601
4 - Júlio Campos, a 11s484
5 - Antonio Pizzonia, a 11s584
6 - Daniel Serra, a 11s829
7 - Nelsinho Piquet, a 13s733
8 - Felipe Nasr, a 19s970
9 - Valdeno Brito, a 30s533
10 - Pietro Fittipaldi, a 31s465
11 - Beto Monteiro, a 51s548
12 - Luciano Burti, a 32s081
13 - João Paulo Oliveira, a 32s237
14 - Luiz Razia, a 32s366
15 - Bruno Senna, a 32s541
16 - Popó Bueno, a 37s213
17 - Ricardo Zonta, a 38s601
18 - Felipe Giaffone, a uma volta
19 - Rubens Barrichello, a três voltas
20 - Lucas di Grassi, a oito voltas