Esporte & Cia

Thursday, Mar 28th

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

No Brasileiro de Turismo, Edson Junior faz dois pódios

E-mail Imprimir PDF

O Autódromo José Carlos Pace, de Interlagos, em São Paulo, foi o palco da estreia do piloto Edson Coelho Junior, da equipe Rsport Racing, no Campeonato Brasileiro de Turismo. E foi com muito estilo e arrojo, pois o mineiro de 19 anos subiu ao pódio nas duas corridas (etapa de rodada dupla), do fim de semana. Neste domingo, garantiu novamente o segundo lugar com o tempo de 37m03s7, ao final de 17 voltas, a bordo do carro#88, a apenas três décimos de segundo do primeiro colocado.

Com a pista molhada, Edson Junior largou em segundo lugar, com pneu de chuva e a adrenalina tomou conta da corrida logo na segunda volta, quando assumiu a liderança. Mas na sexta volta foi ultrapassado por Guilherme Salas, também estreante na categoria. E a partir daí, o piloto manteve sua posição até a chegada, tanto que fez a melhor volta da corrida, com 1m01s096, a 128 km/h.

"Foi uma briga boa e limpa com o Guilherme durante toda a corrida. Meu carro na chuva teve um desempenho melhor, mas a medida que a pista foi secando, o desgaste do pneu também fez a diferença e não consegui ultrapassá-lo. Mas estou muito feliz com o resultado", ressalta Edson Junior referindo-se à disputa da primeira etapa com o também estreante Salas, "adversário" desde a época que competiam de kart.

Edinho, como também é conhecido, faz um balanço da fim de semana. "Acho que foi um ótimo início de campeonato, pois confiei no potencial da equipe e minha expectativa foi confirmada. Carro foi excelente e mesmo hoje (23) com uma condição de pista diferenciada de sábado, ele se comportou bem e terminei em uma excelente posição, para quem está começando agora na categoria", explica o piloto de Belo Horizonte, mas nascido em João Monlevade (norte do Estado).

O desempenho positivo do piloto também mostrou sua rápida adaptação ao carro, uma vez que vem de duas temporadas na Mercedes-Benz Grand Challenge, onde pilotava um carro com câmbio automático e de 220cv, bem diferente do atual carro. "Tive uma boa adaptação e fiquei bem confortável. Sem dúvida, competir na Mercedes foi uma boa fase que está sendo essencial nesta fase de transição para a Turismo, que me permitiu ser competitivo", explica. Com o feito do fim de semana, Edson Junior (somou 33 pontos no campeonato por pilotos) e também do outro piloto da equipe, Pedro Boesel (garantiu dois terceiros lugares- 30 pontos), assim a Rsports Racing por equipes é líder no campeonato, com 66 pontos.

O próximo desafio de Edson Júnior será em Santa Cruz do Sul (RS), em 13 de abril, para a segunda etapa.

Resultado da Corrida 2 da 1ª etapa:

1) 17 Guilherme Salas, W2 Racing, 37min03seg420
2) 88 Edson Coelho, RSports Racing, a 5s352
3) 11 Pedro Boesel, RSports Racing, a 7s692
4) 44 Betinho Gresse, Nascar Motorsport, a 8s078
5) 23 Marco Cozzi, Carlos Alves , a 11s311
6) 26 Raphael Abbate, W2 Racing, a 13s252
7) 36 Flávio Matheus, Carlos Alves, a 14s596
8) 56 João Pretto, Mottin Racing, a 18s438
9) 7 Rodrigo Pimenta, J.Star Racing, a 19s669
10) 2 Mauri Zacarelli, Hi Tech Competições, a 23s851
11) 38 Rogério Motta, RKL Competições , a 25s576
12) 31 Marcio Campos, Motortech Competições, a 27s271
13) 3 Tito Morestoni, Mottin Racing, a 29s069
14) 13 R. Gil/R. Bonora, RKL Competições, a 30s937
15) 37 Renan Guerra, HPN Racing Team, a 1 volta
16) 27 Christian Castro, Motortech Competições, a 2 voltas
17) 32 Fernando Fortes, J.Star Racing, a 3 voltas
18) 12 Ney Faustini, Nascar Motorsport, a 3 voltas

Não completaram:
19) 22 Felipe Neira, HPN Racing Team
20) 77 Pedro Saderi, Hi Tech Competições

Classificação do campeonato, cinco primeiros:

1) 17 Guilherme Salas, W2 Racing, 39
2) 88 Edson Coelho, RSports Racing, 33
3) 11 Pedro Boesel, RSports Racing, 30
4) 44 Betinho Gresse, Nascar Motorsport, 27
5) 2 Mauri Zacarelli, Hi Tech Competições, 22