Esporte & Cia

Wednesday, Apr 24th

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

A vitória de Bruna Tomaselli na Fórmula Júnior

E-mail Imprimir PDF

O último final de semana, dias 3 e 4 de maio, marcou a entrada da jovem Bruna Tomaselli em um seleto time do automobilismo, aquele composto pelas mulheres que venceram corridas em categorias de fórmula no Brasil. A primeira vitória da catarinense, de apenas 16 anos, aconteceu no Autódromo Internacional de Tarumã, em Viamão (RS), pela segunda etapa da Fórmula Júnior, categoria-escola do automobilismo nacional.

O final de semana teve como característica um sábado com tempo bom e o domingo com muita chuva, o que de certa forma atrapalhou as equipes em seu trabalho de acerto dos carros da categoria. "Foi um final de semana muito difícil, de trabalho intenso, pois o objetivo era de estar sempre entre os dois primeiros colocados", lembra a jovem pilota catarinense.

A tomada de tempos, disputada com pista seca, foi de bom resultado para Bruna Tomaselli, que largaria em 2º, ainda que a pilota e sua equipe esperassem ter conquistado a pole position. No domingo, com muita chuva, Bruna Tomaselli partiu para a primeira bateria utilizando pneus radiais, com os quais não treinara anteriormente, já que esta é a primeira temporada que a categoria os utiliza.

Depois do acerto que a equipe fez no carro para esta nova situação, Tomaselli finalizou a prova em terceiro após ter cometido um erro na largada. Na segunda prova do dia, com uma leve mudança no carro e mais adaptação de Bruna, a catarinense logo assumiu a segunda posição e atacou o líder, que a fechou bastante nas últimas voltas. Tomaselli recebeu a bandeirada em segundo, mas com a punição ao vencedor imposta após o pódio pelos Comissários Desportivos por atitude antidesportiva, foi declarada a vencedora da segunda bateria.

"Uma pena eu não ter podido receber o troféu no pódio, mas mesmo assim a sensação da vitória não tem como descrever. Fico feliz de me juntar a nomes como a Bia Figueiredo, especialmente", disse Bruna, muito sorridente. "A Bruninha tem demonstrado muita maturidade neste início de ano e esperamos bons resultados durante a temporada. A primeira vitória foi apenas fruto de muito trabalho e dedicação", disse Giovani Sebastiany, chefe da Giocar Racing, equipe de Bruna Tomaselli.

José Nascimento, orientador e engenheiro de Bruna Tomaselli nas pistas, concorda com o chefe da equipe Giocar Racing. "A Bruna tem cumprido seus objetivos desde o ano passado, quando entrou para corridas em autódromos através da Fórmula Júnior. O importante é manter o ritmo de treinamentos, físico e técnico para continuar aprendendo e se aperfeiçoando. Vamos para a próxima etapa com mais pontos no campeonato e uma vitória e duas poles no currículo. E isso é muito bom", finalizou.