Esporte & Cia

Friday, Mar 29th

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

Tony faz corrida de recuperação e fica em 6º em NOLA

E-mail Imprimir PDF

O GP da Louisiana de Fórmula Indy, disputado neste domingo (12), pode-se dizer que teve mais voltas em bandeira amarela do que em verde - pra valer. A começar o enrosoco pela pista molhada no início da prova, quando todos os 24 pilotos largaram de pneus de chuva. No entanto, após 18 voltas, e com um trilho seco, alguns pilotos arricaram colocar pneus de pista seca, entre eles, o brasileiro Tony Kanaan, que ocupava a sexta colocação. Mas o vencedor das 500 milhas de Indianápolis de 2013 ainda sofria com a falta de aderência pelo traçado molhado e rodou. Caiu para a última posição. E, então, iniciou uma estratégia de recuperação. Fez várias paradas nos boxes nas bandeiras amarelas para tentar economizar uma parada nos boxes, e deu certo.

Após ter trocado de pneu e reabastecido pela última vez, na volta 30, Tony foi beneficiado por outra bandeira amarela que levou todos os líderes para os boxes. Ele ocupava a quinta posição, então, entrou direto na briga pelo pódio. No entanto, com dois acidentes na parte final, e a prova terminando por tempo, não houve possibilidades de disputas, e o piloto da Ganassi finalizou na sexta posição, sendo apenas superado por Juan Pablo Montoya segundos antes do último acidente envolvendo Ryan Hunter Reay, Simon Pagenaud e Sebastian Bourdais, que obrigou a prova ser encerrado com o safety-car.

Mesmo assim, após ter caído para vigésima segunda posição, o brasileiro saiu no lucro e somou pontos importantes que o coloca na quinta colocação do Campeonato. " Nossa corrida começou muito forte, e eu fiquei entre os cinco primeiros por algum tempo. Fomos um dos primeiros carros a mudar para pneus slicks, e  acabei entrando um pouco rápido demais na curva, com os pneus frios, e acabei na grama. Perdemos várias posições lá, mas permitiu que a equipe usar a minha posição em nosso benefício e conseguimos aproveitar bem as bandeiras amarelas e nos colocar em condições de brigar quando os lideres fossem para o pit. Olhando pelo lado positivo, isso pôde mostrar o quanto os meus mecânicos, meus engenheiros e estrategistas se uniram para obter um sexto lugar e somar grandes pontos", comentou Kanaan, campeão da categoria de 2004.

A prova em New Orleans foi vencida por James Hinchcliff, seguido pelo compatriota Helio Castroneves e James Jakes, companheiro de equipe do vencedor. Kanaan realizou a sua corrida de número 296 em sua trajetória na Fórmula Indy, e se aproxima para excepcional marca de 300 corridas, que deve ocorrer justamente na principal prova do ano, as 500 Milhas de Indianápolis, prova que o baiano venceu em 2013.

Classificação do Campeonato:

Juan Pablo Montoya - 84 pontos
Helio Castroneves - 74 pontos
Will Power - 70 pontos
James Hinchcliff 65 pontos
Tony Kanaan - 63 pontos