O Bandeirantes Saracens segue em evolução no Campeonato Brasileiro de Rugby, o Super 8. Na tarde deste sábado (29), a equipe paulistana enfrentou o Curitiba, líder do torneio nacional, na capital paranaense. Impondo seu ritmo de jogo, os bandeirantinos foram superiores durante todo duelo e garantiram mais um triunfo na competição. Com a vitória por 22 x 8, a equipe do Ibirapuera aproxima-se do grupo de quatro equipes que classificam-se à fase de semifinais da competição.
"O jogo aqui em Curitiba foi marcado pelo embate físico, com as duas defesas trabalhando bastante. O Band-Saracens começou a ter uma ligeira vantagem nas formações fixas, o que foi muito importante para obtermos o resultado positivo. Sofremos apenas um try, e bem no final da partida, o que não abalou em nada nossa atitude", relatou Diogo Raucci, o Perica, ponta bandeirantino.
Com dois penais convertidos nos primeiros 20 minutos de jogo, Josh colocou o Band-Saracens em vantagem. Quando o Curitiba esboçou uma reação, anotando um penal, os visitantes converteram mais um penal, outra vez com Josh. "Nosso abertura Josh esteve em uma tarde inspirada, aproveitou todas as oportunidades que nos foram dadas e marcou muitos penais de longe", conta Perica.
"No segundo tempo, após o Curitiba perder seu fullback, o time deles caiu muito de produção. Não deixamos passar as oportunidades e após um bom avanço o Marton anotou um try", lembra Perica. Com a vantagem no placar de 16 x 3 após o try de Marton, o Band-Saracens ainda marcaria mais um penal e um drop goal, aumentando para 22 x 3. Antes, um try não convertido pelos Touros deu números finais ao duelo, 22 x 8.
Com os quatro pontos obtidos em Curitiba, o Band-Saracens soma agora 21, apenas três a menos do que o quarto colocado, Desterro (SC), com um jogo a menos a ser realizado pela quarta rodada contra o SPAC, em São Paulo, previsto para sábado (5). Na próxima rodada, dia 12 de setembro, o Band recebe os catarinenses na sede campestre do Palmeiras, e uma vitória pode colocar o time do Ibirapuera no grupo dos quatro classificados às semifinais. O Curitiba segue na liderança, com 28 pontos, seguido de SPAC (27) e São José (26).
Sobre o São Paulo Saracens Bandeirantes - A história do Bandeirantes começou bem antes de sua fundação oficial em 1983. Em 1977 jovens jogadores que atuavam nas categorias de base do Colégio São Luis em São Paulo juntaram-se aos amigos que ingressavam na Faculdade Mauá para disputarem o Campeonato Brasileiro da Segunda Divisão na categoria adulto, conquistando o título nacional.
Em março de 1983, um grupo de jogadores, oriundos de diversos colégios e faculdades, decidiu montar um clube legitimamente brasileiro, com a cultura e a administração brasileiras. Assim nasceu o Clube de Rugby Bandeirantes, em homenagem às figuras históricas dos Bandeirantes de São Paulo, que desbravaram o Brasil.
Em 1984, a equipe disputou o acesso no Campeonato Paulista da Segunda Divisão e conquistou o título, subindo para a Primeira Divisão, na qual permanece até hoje. A partir de 1985, conquistou todos os títulos possíveis do rugby brasileiro como quatro campeonatos nacionais (1988, 1995, 2001 e 2009), oito estaduais, Taça Ouro Brasil e Torneio do Mercosul.
O Bandeirantes também disputou vários jogos no exterior, contabilizando mais de 15 excursões por diversos países. A agremiação se destaca também por ter atletas regularmente convocados para a seleção brasileira. Em dezembro de 2013, ao completar 30 anos, realizou um projeto inédito na América do Sul ao oficializar parceria com o Saracens Rugby da Inglaterra, um dos principais clubes da Europa e do mundo, passando a se chamar Band Saracens.