No jogo em que o Brasil goleou por 6 a 0 a Austrália, no sábado, 7 de setembro de 2013, vários foram os manifestos nas imediações do estádio Mané Garricha, em Brasília (DF).
No meio do tumulto, um jornalista canadense ficou ferido e precisou ser atendido pelo SAMU-DF. Alguns portais brasileiros noticiaram que o jornalista teria sido mordido por um dos cães da polícia brasiliense, mas o Governo do Distrito Federal rebate a informação em nota:
Nota oficial - Jornalista não foi mordido por cão da PMDF
Informação publicada em sites de veículos de comunicação é inverídica
A Secretaria de Segurança Pública do DF informa que é inverídica a notícia de que o jornalista Wesley Marcelino, da Reuters Canadá, foi mordido por um dos cães do BPCães, durante manifestações ao redor do Estádio Nacional.
A informação - publicada nos sites da Isto é, Estadão, Yahoo Notícias e outros veículos de comunicação – é divergente da realidade, uma vez que profissional da imprensa apenas caiu ao correr, machucou o joelho e foi prontamente socorrido por policias da tropa de choque, que o encaminharam imediatamente ao Samu.
Wesley Marcelino foi levado ao Hospital de Base, onde passa por exames, mas não foi contatado fratura, conforme confirmado pelo jornalista e o plantão médico.
A PMDF informa, ainda, que os animais atuam sob o controle de operadores treinados para situações de conflito.