Esporte & Cia

Tuesday, Mar 19th

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

Protesto contra os Jogos termina em confronto com a PM no Rio

E-mail Imprimir PDF

Um protesto contra os Jogos Olímpicos terminou em violência e confusão entre manifestantes e policiais militares, na Tijuca, zona norte do Rio, no início da noite desta sexta-feira (5). A passeata, que transcorreu pacífica durante todo o trajeto, acabou sendo dispersada com bombas de gás e de efeito moral, na Praça Afonso Pena, onde os manifestantes haviam parados, nas proximidades do Estádio Maracanã.

O conflito ocorreu por volta das 18h, quando a praça estava lotada de famílias, a maioria com bebês e crianças pequenas, que brincavam no local, tradicional ponto de recreação do bairro. O acirramento aconteceu após um grupo de jovens manifestantes, alguns com o rosto coberto, terem incendiado uma bandeira do Brasil, com a qual saíram correndo, imitando uma tocha.

O Batalhão de Choque avançou sobre os manifestantes e começou a disparar diversas bombas de gás lacrimogêneo, provocando uma correria na praça, com pais tentando proteger os filhos dos efeitos do gás, o que gerou muita revolta nas pessoas, a maioria moradora das redondezas e que não participavam do protesto.

Algumas pessoas passaram mal e chegaram a desmaiar, sendo atendidas por voluntários da Cruz Vermelha que acompanhavam a manifestação para dar suporte. A estação de metrô que funciona na praça chegou a fechar as portas como medida de segurança. A cena foi monitorada do alto o tempo todo por um helicóptero da PM.