Esporte & Cia

Tuesday, Apr 30th

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

Papa João Paulo II será beatificado neste domingo

E-mail Imprimir PDF

No domingo, dia 1º de maio de 2011, acontece a cerimônia de beatificação do Papa João Paulo II. Na sexta-feira (29/04), o caixão com o corpo de João Paulo II foi exumado e colocado ao lado do de São Pedro, onde fica até a manhã do domingo (01/05). A lápide de mármore do túmulo do papa e o caixão que encontra-se intacto, ficará exposto para visitação.

Por quê João Paulo II  vai virar santo?

Reputa-se a ele, o caso da cura da religiosa francesa Marie Simon-Pierre, que padecia de Parkinson, (mesmo mal que acometeu João Paulo enquanto em vida) e que foi curada milagrosamente. Os médicos e teólogos consultados pela Congregação para as Causas dos Santos, reunidos no mais estrito sigilo, consideraram que a cura foi “imediata e inexplicável”.

O processo de beatificação de João Paulo II conheceu assim um novo avanço e colocou-se como justo, beatificá-lo exatamente no dia em que ele faleceu no ano de 2005 ou seja, dia 02 de abril.

O Venerável Papa João Paulo II (em latim: Ioannes Paulus PP. II, em italiano: Giovanni Paolo II, em polonês: Jan Pawel II), cujo nome de batismo é Karol Józef Wojtyla, nasceu em 18 de maio de 1920 e assumiu a missão como Sumo Pontífice da Igreja Católica Apostólica Romana e Soberano da Cidade do Vaticano, de 16 de outubro de 1978 até a sua morte, em 02 de abril de 2005. Teve o terceiro maior pontificado documentado da história; apenas os papas São Pedro reinou trinta e quatro anos, e Papa Pio IX reinou por trinta e um anos. Foi o único Papa eslavo e polonês até a sua morte, e o primeiro Papa não-italiano desde o holandês Papa Adriano VI em 1522.

Conheça mais sobre a beatificação:

O processo de beatificação de João Paulo II foi iniciado pelo atual Papa, Bento XVI dois meses após a morte de João Paulo II. Em 19 de Dezembro de 2009, o atual Papa aprovou as “virtudes heróicas” do seu antecessor. Já no dia do seu funeral, muitos fiéis pediram, na Praça de S. Pedro, que fosse canonizado: “santo subito”. Parecia um regresso ao passado quando aconteciam canonizações por aclamação popular. A Igreja, porém, é hoje mais prudente e mais exigente nos processos de canonização. Mesmo assim, era previsível que o processo de João Paulo II seria apressado, como decidiu o seu sucessor, colaborador fiel do papa polaco a quem tece elogios frequentes.

Caixão de João Paulo II será exposto à visitação antes da beatificação

A cerimônia de exumação foi conduzida pelo secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarcisio Bertone, e o secretário particular de João Paulo II, cardeal Stanislaw Dziwisz. No caixão, além da cruz e das armas do pontificado, há uma inscrição em latim identificando João Paulo II e uma  síntese de sua vida - incluindo datas de nascimento (1920) e morte (2005), além dos 27 anos de pontificado.

O diretor da área de imprensa da Santa Fé, padre Federico Lombardi, afirmou que a lápide do túmulo de João Paulo será enviada para Cracóvia, na Polônia, onde ele nasceu. Na cidade polonesa foi escolhida uma igreja onde ficará a lápide.

Lombardi disse ainda que o caixão de João Paulo II permanecerá no piso inferior da Basílica de São Pedro, no Vaticano. A partir de domingo, depois da cerimônia de beatificação, o caixão será transportado para a área de  “veneração dos fiéis”, em frente ao altar principal. Em seguida, será mantido em uma capela na nave da basílica, próximo à Pietà, de Miguel Ângelo.

No domingo, a cerimônia de beatificação começa às 10h com uma missa rezada por Bento XVI, na Praça São Pedro, no Vaticano. Na segunda-feira (2) ocorrerá uma solenidade conduzida pelo cardeal Tarcisio Bertone.

Poliglota e versátil, João Paulo II foi considerado um dos líderes políticos mais influentes do mundo. No período em que comandou a Igreja Católica visitou mais de 120 países e reuniu-se com líderes religiosos dos mais distintos credos.