Depois de aposentar os charmosos e estravagantes ônibus espaciais, a Agência Espacial Americana - NASA, comunicou na terça-feira (24/05/2011) que vai explorar o espaço com outro
tipo de veículo: será o MPCV que traduido para o português significa - Veículo Tripulado para Múltiplos Propósitos.
Com um volume total de 20 metros cúbicos, sendo 9 para os astronautas (menos que o volume de um carro popular), os norte-americanos pretendem executar suas futuras missões espaciais com mais segurança. Segundo a Agência, este novo veículo é pelo menos dez vezes mais seguro tanto na subida, quanto na reentrada em órbita do que o seu antecessor, o ônibus espacial.
A autonomia da cápsula será de 21 dias com quatro astronautas dentro e seu retorno à superfície terrestre se dará no Oceano Pacífico, ao largo da costa da Califórnia.
"Estamos comprometidos com a exploração humana para além da órbita baixa da Terra e estamos ansiosos para desenvolver a próxima geração de sistemas para nos levar até lá", disse Charles Bolden, Administrador da NASA que complementou explicando... "A NASA está comprometida com nossos parceiros do setor privado, de modo que possamos nos concentrar no espaço profundo. Continuamos investindo forte para o desenvolvermos de um veículo de lançamento. Estamos trabalhando neste sentido."
A preocupação atual dos engenheiros da Agência Espacial Norte-Americana está fundamentada especificamente em redução de custos já que o Congresso do país reduziu drasticamente os investimentos na área.
Fonte: NASA
Tradução e adaptação: César Leite / E&CIA - Brasil
Sunday, Nov 24th
Last update:09:53:06 AM GMT
Headlines: