O candidato à reeleição pela coligação Respeito por Brasília, Agnelo Queiroz mobilizou na tarde deste sábado (9), as entidades representativas da juventude brasiliense para, em encontro realizado no Teatro Dulcina de Moraes, apresentar as ações de governo desenvolvidas ao longo dos últimos três anos e meio e colher subsídios para o fortalecimento das políticas públicas voltadas para os jovens.
“A energia desse encontro faz com que renovemos os ânimos para continuar a luta. O jovem tem que ser o ator principal dessa batalha para a construção de uma pátria mais justa, ética e participativa”, afirmou o atual governador. “Vejo aqui vários jovens e candidatos. Vocês foram decisivos na retirada da corrupção aqui no DF. Hoje temos um marco institucional na cidade que cria o Conselho da Juventude. Agora, assistência ao jovem é lei”.
Em discurso aos jovens, Agnelo Queiroz destacou, dentre o conjunto de ações de governo voltadas para atendimento da criança e do adolescente, a construção de creches; a implantação do ensino em tempo integral; o aumento da oferta de cursos técnicos; a construção dos campi da UnB nas cidades; e a criação dos programas Jovem Candango, que oferece estágio no governo com carteira assinada, e Brasília Sem Fronteiras, que possibilita o intercâmbio de estudantes em universidades de grande prestígio no exterior.
O governador e candidato à reeleição também fez questão de enfatizar a relevância da Expo Hip Hop, evento que reuniu 50 mil pessoas na última edição e que será incorporado ao calendário de eventos da cidade e a criação da Carreta da Juventude, espaço que conta com salas climatizadas para oficinas e cursos de fotografia, informática e DJ, computadores com acesso à internet, além de um estúdio de gravação e palco para que os interessados se apresentem durante a programação da Carreta.
Sem esconder sua preocupação com os jovens infratores, Agnelo Queiroz também lembrou a demolição do Caje: “Aquilo era uma escola do terror. Entrava e saía governo há 38 anos e ninguém teve peito para resolver o problema. Nós passamos o trator e construímos centros socioeducativos por idade no DF. Queremos a ressocialização do jovem e não sua transformação em bandido”.
Presente no encontro, o candidato ao Senado Geraldo Magela também reconheceu o esforço e interação entre os governos local e federal. “Avançamos ao abrir as portas das universidades brasileiras para pessoas de menor renda. Fizemos projetos que geraram oportunidade como o Pronatec, o Ciência Sem Fronteiras e hoje nossas universidades são frequentadas por pessoas que antes nem podiam passar na porta. Isso tudo é devido ao nosso presidente Lula e a presidenta Dilma Rousseff”, destacou.
Líder de um dos movimentos em prol dos jovens, o poeta Vinícius Borba convocou a plateia para a formação política.“Queremos manter o espírito de luta e o direito de construir um novo caminho para o DF. Queremos ser representados e representar. Esse evento foi construído a muitas mãos, temos todas as forças e partidos da coligação reunidos”.