A educação ambiental como base essencial para a conquista do efetivo desenvolvimento sustentável. Este foi o pano de fundo de projetos de escolas públicas das Regiões Nordeste e
Sudeste, que participaram em 2011 da Oitava Edição do Programa Minha Escola Cresce, do Instituto Arcor Brasil.
Em Ipojuca (PE), múltiplas ações em educação ambiental envolveram o Colégio Municipal “Professor Aderbal Jurema”, uma das maiores escolas locais, com mais de 2 mil alunos, do ensino fundamental e médio. A escola está localizada em um dos pontos mais altos do município. Ao longo de 2011, uma cena tornou-se comum: alunos da “Aderbal Jurema” descendo o morro e indo, de casa em casa, divulgando conceitos de educação ambiental, a partir de orientações sobre a destinação correta de lixo. São os monitores ambientais, alunos da escola capacitados em função do Projeto “Minha Escola, Meu Jardim”. Coral e Cordel Ecológico foram outros recursos utilizados pelo Colégio na conscientização ambiental de alunos e comunidade em geral.
Já a Escola Municipal “Professor Geraldo Basílio Ramos”, de Contagem (MG), desenvolveu o Projeto Ambiental Amigos da Natureza. Um projeto voltado para difundir a consciência ambiental entre os alunos e demais membros da comunidade escolar, de modo a promover a idéia da necessidade de equilíbrio nas relações entre seres humanos e a natureza. Plantio de mudas de árvores nativas e fortalecimento da horta orgânica foram algumas das atividades promovidas no âmbito do Projeto Ambiental Amigos da Natureza.
Também em Contagem (MG), a Escola Municipal “Professora Ana Guedes Vieira” transformou os intervalos em momentos estratégicos para difusão de consciência ambiental. Isto em função do Projeto “Eco-Recreio”, que inclui várias atividades voltadas para estimular a educação ambiental, por meio de atividades lúdicas e outras.
Uma grande transformação marcou a Escola Municipal “Professor Domingos José da Silva Diniz”, igualmente de Contagem, em função do Projeto “Meio ambiente: cuidar é preciso”. O projeto possibilitou a transformação de uma área externa da escola em horta orgânica, e ao mesmo tempo foi intensificada a difusão de conceitos de educação ambiental, a partir de experiências em reutilização de materiais.
Vários projetos, em síntese, tratando a questão ambiental como tema transversal em todas disciplinas, como estipulam os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). O documento oficial dos PCNs destaca, sobre a importância de abordar a questão do meio ambiente como uma tema transversal: “A perspectiva ambiental consiste num modo de ver o mundo em que se evidenciam as interrelações e a interdependência dos diversos elementos na constituição e manutenção da vida. Em termos de educação, essa perspectiva contribui para evidenciar a necessidade de um trabalho vinculado aos princípios da dignidade do ser humano, da participação, da co-responsabilidade, da solidariedade e da eqüidade”.
Na Oitava Edição do Programa Minha Escola Cresce foram apoiados 22 projetos de escolas públicas de três estados (São Paulo, Minas Gerais e Pernambuco). Em oito anos já são 166 projetos apoiados pelo Programa. O propósito é dar respaldo técnico e financeiro a projetos concebidos pelas escolas, após diagnóstico interno e considerando o estímulo ao protagonismo de crianças e adolescentes e a maior participação das famílias e comunidade na vida escolar.
Sunday, Nov 24th
Last update:09:53:06 AM GMT
Headlines: