Esporte & Cia

Sunday, Nov 24th

Last update:09:53:06 AM GMT

You are here:

A vitória de Tarso no Reality Show Amazônia

E-mail Imprimir PDF

O piloto Tarso Marques confirmou à nossa produção, que é mesmo o vencedor do Reality Show AMAZÔNIA, da Rede Record de Televisão. Veja mais abaixo, os comentário de Tarso Marques.

ENTENDA O CASO:

Na madrugada da segunda-feira (26/03), aconteceu a grande final do reality show Amazônia, da Rede Record de Televisão e quem venceu foi Tarso Marques, piloto experiente e que já correu pela fórmula 1.

Eram 12 os participantes: Allen Lima, Alexey Magnavita, Carol Magalhães, Natália Guimarães, Pampa, Tarso Marques, Vivi Seixas, Marta Sobral, Mateus Verdelho, Mel Ravasio e Picuruta Salazar. No meio da competição, a atriz e humorista Carol Zoccoli não aguentou a pressão e deixou o programa.

Os 11 restantes foram até o fim e se enfrentaram em um quiz de conhecimentos sobre a Amazônia. Foi um momento deles provarem que se empenharam nas provas durante as gravações.

SEMIFINALISTAS

O Reality da Record teve quatro semifinalistas:

Alexey Magnavita - Astrólogo há mais de vinte anos, estudante de graduação no primeiro curso de Astronomia e Astrofísica da USP, profundo conhecedor da Filosofia (área na qual é graduado e atualmente faz mestrado), defende a pluralidade de pensamentos como fundamental na sociedade.

Pampa - André Felippe Falbo Ferreira, o Pampa, nasceu em Recife (PE) e tem 47 anos. É ex-jogador de vôlei e conquistou medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Barcelona. Além disso, foi eleito o melhor atacante da Olimpíada de Seul. Trabalhou no Ministério do Esporte e foi Secretário de Esportes da cidade de Suzano. Atualmente, é proprietário de uma empresa de entretenimento esportivo e cultural.

Picuruta Salazar - Nasceu em Santos (SP), tem 51 anos e é um dos maiores surfistas brasileiros de todos os tempos. Ostenta títulos conquistados em dois campeonatos mundiais e dez brasileiros. A experiência no mundo do surf faz com que ele viva em contato direto com a natureza. As ondas do mar, sem dúvida alguma, são a sua segunda casa.

Tarso Marques - Tarso Anibal Santanna Marques nasceu em Curitiba (PR) e tem 35 anos. Tarso é piloto de carros de velocidade e participou de 24 GPs de Fórmula 1 e também da categoria Stock Car Brasil. Atualmente, Tarso é proprietário de uma loja especializada em personalização de carros antigos e é sócio de um renomado bar.

Depois de várias perguntas, os participantes que mais somaram pontos passaram para a grande final.

FINALISTAS

Tarso Marques e Picuruta Salazar

Este foi o momento mais tenso do programa, quando novamente o conhecimento dos finalistas seria testado. Foram feitas exatamente seis perguntas:

Na primeira, Tarso Marques se dispôs a responder depois de acionar a campainha antes de Salazar. O piloto respondeu corretamente que no Rio Negro tem menos insetos porque a água é mais ácida.

Na segunda pergunta, Picurita Salazar, sentindo-se pressionado, acionou o botão para responder, mas não acertou a questão relacionada à língua falada pelos índios.

A terceira pergunta era sobre a Árvore Muateiro ou Pau-Mulata - UMUMU - Escorrrega Macaco. Nenhum dos candidatos respondeu.

A pergunta número quatro estava relacionada ao percentual correto para alimentação dos macados. A resposta correta seria 20% e o restante o macaco teria que procurar na natureza. Nem Tarso, nem Picuruta responderam.

A partir daí, Picuruta estava em xeque e caso Tarso Marques respondesse uma das últimas duas questão acertadamente, ficaria com o prêmio. Conscientemente ou não, Tarso adotou a estratégia de responder as duas últimas antes do oponente, para garantir a vitória e assim fez: Ao acionar o botão, teria que responder a quinta pergunta que estava relacionada às bactérias anaeróbicas nas fossas. Tarso errou a resposta, mas continuou na frente, colocando ainda mais pimenta na última questão.

Finalmente chegava o momento derradeiro e a pergunta era: - Qual o principal alimento dos botos? Tarso acionou o botão e foi decidido na resposta:  __"Peixes; sardinha", disse o piloto. A resposta estava correta e assim, o paranaense ganhava o Reality Show Amazônia. O prêmio de  R$ 1 milhão foi dividido com as comunidades ribeirinhas assistidas pela Amazonastur e a FAS (Fundação Amazônia Sustentável).

PONTOS POSITIVOS DO REALITY AMAZÔNIA:

Sem dúvida foi um dos melhores Reality Shows já feitos pela televisão brasileira, principalmente porque trouxe engajado, a importância de uma conscientização ambiental. Transbordou ainda, conhecimentos, cultura, diversidade, atração, curiosidades, enfim, foi de extrema importância para  estudantes e pessoas comuns no Brasil e até no exterior, já que mostrou a realidade nua e crua, sem muita maquiagem.

Está de parabéns toda a produção da Rede Record por este magnífico trabalho que, pela primeira vez, demonstrou ser possível sim, fazer uma atração que não apele para o erotismo.

PONTOS NEGATIVOS DO REALITY AMAZÔNIA:

O projeto, a pesquisa, o desenvolvimento em si e todo o enredo, bem como a edição dos episódios foram impecáveis, entretanto, por motivo ainda ignorado, foi visível que a edição do programa final, justamente o que traria o vencedor, não foi em todo, do alcance e grandeza da Rede Record. Faltou um pouco mais de estudo, uma edição mais dinâmica. Portanto, o único ponto que deve sim ser revisto do Relity Show Amazônia, não teve nada com o projeto e sim, com a apresentação final (edição do Programa Decisivo). Certamente os diretores já sabem disso e devem melhorar em possíveis próximas edições. Este comentário não tem um tom de crítica, mas sim, de alerta. O AMAZÔNIA FOI PERFEITO!

POLÊMICA SOBRE O VENCEDOR:

Logo depois da apresentação do programa, já havia quem suspeitasse que a pontuação não demonstrava a realidade e que por isso, Tarso Marques, o ganhador do Reality Amazônia, não poderia ter seguido para a final. Primeiro pela contagem dos pontos no programa, depois por ter supostamente respondido erroneamente uma das questões.

Pois bem, nossa equipe entrou em contato com o piloto para entender o caso e fomos informados que houve sim uma recontagem dos pontos já na terça-feira (27/03/2012) e, para a surpresa de todos, Tarso Marques, nesta recontagem, recebeu ainda mais pontos. O piloto informou o seguinte:

"Foi tudo reanalizado e esta tudo certo. Não saber perder deixa tudo mais legal. Recontaram e minha vantagem é maior ainda".

Esta foi a posição oficial de Tarso Marques que ainda informou que nas próximas horas, a Rede Record deve se pronunciar oficialmente sobre o assunto.

Assista abaixo, um video de Tarso Marques nos boxes da STOCK CAR em 2009.