A seleção brasileira masculina de rugby segue conquistando bons resultados. Neste sábado, faturou a Taça de Prata do Seven del Bosque, em Pinamar, província de Buenos Aires, Argentina. O torneio foi o último, antes do Sul-Americano, que será nos dias 5 e 6 de fevereiro, em Bento Gonçalves (RS) e valerá uma vaga nos Jogos Pan-Americanos, em outubro, no México.
Na primeira fase, a seleção ficou na quarta posição do grupo, que contou com Argentina, país que domina o rugby sul-americano, e as equipes de Mar del Plata e Córdoba.
Na Taça de Prata, mostrou um grande poder de recuperação, bateu Pinamar por 31 a 0 na semifinal e Mar del Plata por 7 a 0 na decisão. "Conseguimos nos recompor depois de jogos duros na primeira fase e voltamos a vencer. Estamos passando por um grande amadurecimento dentro das competições e chegaremos no Sul-Americano no nosso melhor estágio, em busca da vaga no Pan", analisou Fernando Portugal, capitão brasileiro.
Após meses de preparação, com treinamentos e torneios pelo continente, onde conquistou resultados como o vice da Taça de Prata no Sevens de la Republica e a terceira posição na Taça de Ouro no Sevens de Punta del Este, a seleção já pensa exclusivamente no Sul-Americano. "A equipe segue crescendo e a cada dia encontra seus ajustes mais sensíveis. Quando soubemos do nosso grupo em Pinamar, comemorei o fato de poder enfrentar equipes qualificadas", afirmou Maurício Coelho, treinador brasileiro.
Primeira fase - O Brasil estreou na fase de grupos na sexta-feira, contra a Argentina e após um primeiro tempo equilibrado (7 a 5 para o adversário), acabou perdendo por 29 a 5. No segundo confronto, contra Mar del Plata, novamente o Brasil mostrou suas qualidades e poderia ter vencido.
No último minuto, quando o placar apontava 14 a 12, a seleção perdeu a bola no campo ofensivo e permitiu o try do rival, que venceu por 21 a 12. Já no sábado, o Brasil foi superado pelo time de Córdoba por 33 a 5 e foi para a disputa na Taça de Prata.
O grupo brasileiro em Pinamar contou com Fernando Portugal, Henrique Dantas, Pedro Rosa, João Luiz da Ros, Lucas Duque, Moises Duque, Rafael Santos, Daniel Gregg, Tulio Fiore, Felipe Claro, Diogo Borges, Diego Lopez e Erick Monfrinatt. A comissão técnica conta com Maurício Coelho (treinador), Martin Schusterman (treinador), Antonio Luis Gomes de Abreu (preparador físico), Felipe Lapa (fisioterapeuta) e Joaquim Mina (manager).