O Brasil leva vantagem na disputa do Bicicross America’s, torneio internacional de bicicross que reúne as feras da modalidade do país e destaques do exterior. Em cinco edições realizadas, os pilotos brasileiros venceram três, confirmando a força do esporte no país. Essa supremacia foi garantida no ano passado com a vitória de Renato Rezende, atleta nascido no Rio de Janeiro, mas criado em Poços de Caldas (MG). Aos 19 anos e em sua estreia na Elite, venceu a prova, superando outros favoritos e entrando para a galeria de campeões do Bicicross America’s.
Renato está confirmado para a edição 2011, marcada para o período de 11 a 13 de fevereiro, na pista montada no Parque Ecológico de Indaiatuba, interior paulista, e entra na briga pelo bicampeonato com grandes chances.
“Treinei bastante para esta competição e espero fazer um bom papel. A expectativa é sempre muito boa para o Bicicross America’s, que reúne muita gente de qualidade e tem uma visibilidade bem grande para a modalidade”, destaca o piloto. Com relação à nova pista, ele acha que isso fará com que a prova seja mais acirrada. “A mudança para Indaiatuba, porém, deverá tornar a briga mais apertada, pois se trata de uma pista onde todos podem andar bem e isso iguala as coisas. Minha meta é chegar, pelo menos, na final e ai ir para cima”, completa.
Renato destaca a boa temporada em 2010 e quer repetir a dose este ano. “Nossa, foi uma temporada incrível. Venci o Bicicross America’s em minha primeira disputa como atleta da Elite, depois fui campeão mundial na África do Sul, na categoria Elite Cruiser, e ainda ganhei o Brasileiro. Não poderia ser melhor e, agora, vou atrás destes títulos de novo. Estou trabalhando para que seja mais um ano positivo”, afirma.
O atleta tem outra grande meta em 2011: conseguir a vaga para os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. Para isso, ele disputará o Mundial, em Copenhagen, no mês de julho, e as competições que contam pontos para o ranking. “Participarei de provas do circuito, inclusive em Paulínia (SP), duas semanas depois do America’s. Também farei um período de treinos na Suíça e vou realizar provas na Europa”, finaliza.
O sistema de disputa do masculino prevê a participação de 150 dos melhores pilotos do país acima de 16 anos de acordo com o ranking nacional, que farão tomadas de tempo no sábado. Destes 55 passarão para a prova principal no domingo, juntando-se aos pilotos pré-classificados, ou seja, os quatro melhores brasileiros de 2010 e os atletas estrangeiros convidados. Serão formadas baterias eliminatórias, até a definição do campeão do Bicicross America’s 2011.
A programação oficial da competição masculina começa no dia 11, sexta-feira, com a entrega de kits e placas de identificação e treino livre para os inscritos, das 13h as 16h30. No sábado, dia 12, será realizada a fase de classificação para a prova principal das 8h às 11h30, treinos livres; de 12h30 as 12h55, assinatura de súmula e entrega de chip; a partir das 13h tomada de tempos para a seleção dos 55 pilotos. Após o Congresso Técnico, previsto para as 16h45, haverá troca de placas para a prova principal de domingo.
O feminino terá baterias eliminatórias, sem necessidade de tomada de tempos. As quatro primeiras pilotos passam para a prova principal de domingo, que terá oito participantes. Os treinos livres no domingo serão das 7h30 às 8h40, com o início da prova principal previsto para 9h20.