A saltadora Fabiana Murer venceu o 104º Millrose Games, na noite de sexta-feira em Nova York, madrugada deste sábado (29/1) no Brasil. No Madison Square Garden, Fabiana ganhou o duelo com a norte-americana Jennifer Suhr no salto com vara e fez a melhor marca do ano na temporada indoor, com 4,74 m. Mesmo competindo em casa, a adversária ficou em segundo, com 4,64 m, seguida pela compatriota Becky Holliday, com 4,44 m. Agora Fabiana Murer segue para a Europa para mais quatro competições indoor, provas que são realizadas em ginásio coberto por causa do inverno no continente.
A melhor marca do ano na recém-iniciada temporada indoor pertencia a alemã Silke Spiegelburg, com 4,65 m, feita no dia 16, em Leverkusen (ALE). O nome de Fabiana vai passar para o primeiro lugar da top list da Associação Internacional de Federações de Atletismo (Iaaf).
"Foi bom estrear com uma vitória, mas ela poderia ter saltado mais. Estava bem. Talvez tenha estranhado um pouco o tablado do ginásio indoor porque errou a corrida nas três tentativas que fez para saltar 4,84 m, depois de ultrapassar o sarrafo, na primeira tentativa, na altura de 4,74 m e ganhar a prova. Na primeira e na terceira tentativas em 4,84 m passou direto na corrida. Na segunda fez uma boa tentativa, mas não deu", comentou o técnico Elson Miranda. Fabiana é a recordista sul-americana indoor, com 4,82 m,e a atual campeã mundial do salto com vara em ginásio coberto. "Para Stuttgart, o objetivo continua sendo saltar bem e alto", acrescentou Elson.
A saltadora do Clube de Atletismo BM&FBOVESPA deixa Nova York neste sábado e volta a competir dia 5 de fevereiro, na Sparkassen-Cup, em Stuttgart (ALE). Depois a brasileira disputa o Pole Vault Stars, em Donetsk (UCR), competição que terá a russa Yelena Isinbayeva, recordista mundial indoor (5,00 m), no dia 12; o Meeting de Bydgoszcz (POL), dia 16; e o XL Galan, Estocolmo (SUE), dia 22.