Esporte & Cia

Wednesday, May 01st

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

Equipe de Vela para o Pan está praticamente definida

E-mail Imprimir PDF

O time nacional de vela para os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara está praticamente fechado depois de cinco dias de seletiva no Iate Clube de Santa Catarina. As tripulações das classes Hobie Cat 16, Lightning, Snipe e Sunfish já foram conhecidas. Faltam apenas os representantes na Laser (masculino e feminino) e RS:X (masculino e feminino), que serão definidos entre a terça-feira (22) e o domingo (27). Em paralelo, a seletiva olímpica apontará os integrantes da Equipe Brasileira de Vela, que representarão o País nas competições internacionais visando à classificação para a olimpíada de Londres 2012. São os velejadores das Classes Star, 49er, 470 (masculino e feminino), Finn e Match Race.

O domingo de sol, com ventos entre 10 e 15 nós, na praia de Jurerê, em Florianópolis, apontou o último representante no Pan de 2011 na classe Sunfish, a mais equilibrada da Semana Brasileira de Vela disputada por barcos da Laser Radial. O velejador do Veleiros do Sul, de Porto Alegre, Matheus Dellagnelo levou a melhor na somatória de pontos nas 11 regatas realizadas. O desempenho garantiu o jovem de 22 anos na competição de vela do Pan. Dellagnelo vai usar, a partir de agora, um barco Sunfish cedido pela Confederação Brasileira de Vela e Motor.

"Sonho parcialmente realizado. Metade era conquistar a vaga, agora é buscar uma medalha. Vou treinar bastante de Sunfish aqui em Florianópolis. Tenho pouco experiência na classe, mas quero chegar da melhor forma possível ao Pan", festeja Dellagnelo. O destaque do dia na Sunfish foi o catarinense Bruno Fontes. Ele venceu as duas regatas e terminou a seletiva em segundo lugar, apenas quatro pontos atrás do campeão Dellagnelo.

Na classe Hobie Cat 16, a dupla de Ilhabela (SP), Bernardo Ardnt e Bruno Oliveira, representará o País no Pan depois da frustração na edição passada. Nos Jogos de 2007, os dois lideravam a competição com facilidade e tinham a medalha de ouro assegurada antes das últimas regatas, mas os adversários fizeram um protesto por causa de uma suposta irregularidade em um componente do barco brasileiro, e os juízes decretaram a eliminação.

"Eu encaro as coisas, depois do último Pan, de uma maneira mais leve, apesar de toda injustiça. Não vou mais me estressar e arrancar os cabelos por causa disso. Vou para o Pan sem compromisso, sem pressão. Não quero papo com esse pessoal oportunista que tirou a nossa medalha", desabafa Ardnt.

No sábado, a equipe de Lighting foi conhecida após nove regatas. Os velejadores do Yatch Clube de Santo Amaro (SP) Cláudio Biekarck, Gunnar Ficker e Marcelo Batista da Silva vão tentar melhorar o desempenho da edição passada, no Rio de Janeiro, quando terminaram a competição com a medalha de bronze. "Vamos treinar e disputar competições de alto nível para não fazer feio em Guadalajara", afirma Gunnar Ficker.

A dupla Alexandre Tinoco e Gabriel Borges, do Rio de Janeiro, derrotou os últimos dois campeões Pan-Americanos de Snipe (Alexandre Paradeda / Rio 2007 e Bruno Bethlen/ Santo Domingo 2003) e garantiu vaga no México com duas regatas de antecipação. A parceria vai disputar o primeiro Pan da carreira. "Todo nosso planejamento para a competição deu certo. Treinamos muito desde o ano passado para alcançar este objetivo", relata Gabriel Borges.

Seletiva olímpica começa na terça-feira e favoritos já chegaram - A seletiva pan-americana da Semana Brasileira de Vela reuniu desde quarta-feira 62 embarcações e 95 velejadores. A programação prossegue nesta segunda-feira com a pesagem dos atletas das classes olímpicas. A seletiva olímpica começa na terça-feira, com regatas a partir do meio-dia.

Os favoritos das classes olímpicas já estão no Iate Clube de Santa Catarina treinando na raia montada em frente à praia de Jurerê. O campeão mundial de Laser e Star e dono de quatro medalhas olímpicas, Robert Scheidt, chegou à Florianópolis no sábado à tarde trazendo seu barco. No início da tarde do domingo colocou o veleiro na água e já saiu para o primeiro treino, ao lado do proeiro Bruno Prada. "As condições do mar neste domingo estavam boas. Pelo que o Bruno me falou nesta semana estavam completamente diferentes. Tenho de estar preparado para o que der e vier, porque é difícil ter ventos fortes todos os dias", analisou Scheidt.

Seu principal adversário na Classe, Torben Grael, veio um pouco antes e treinou nos últimos dois dias com Marcelo Ferreira. Como Lars Grael não participará da seletiva, em função de compromissos pessoais, a disputa na Star deverá ficar restrita às duas duplas.

Os atletas da classe RS:X também já chegaram. O bicampeão pan-americano Ricardo Winicki, o Bimba, é o favorito para confirmar a vaga para Guadalajara e continuar com apoio financeiro da CBVM. "O treinamento para a temporada 2011 continua bastante intensivo. Tenho dois focos no ano: o Pan e o Mundial de Perth da categoria. Quero ser tricampeão pan-americano e fazer história na vela. Mas não tem adversário fácil, principalmente meu aluno Albert Carvalho", explica Winicki, dono de duas medalhas de ouro e uma de prata nos Jogos.

Na seletiva, o principal adversário de Bimba será o próprio jovem Albert Carvalho, que faz parte do projeto social Bimba Windsurf, em Búzios.
"Aprendo demais com ele e com os atletas de fora do País que treinam com a gente. Ele me ajuda com os equipamentos, que são caros. Velejar com o Bimba é diferente porque ele é meu amigo, patrão, ídolo e adversário", relata Carvalho.

Na classe Finn, o duelo deve ficar entre Jorge Zarif e Henry Boening. Zarif teve os melhores resultados na categoria em 2010. Ele quer repetir a boa temporada e continuar na Equipe Brasileira de Vela. "Já estou competindo lá fora desde 2009 na classe Finn. Me sinto experiente e pronto para representar o Brasil em uma olimpíada", ressalta a relevação Zarif, de 18 anos.

Resultados finais da seletiva pan-americana

Hobie Cat 16 - 11 regatas (2 descartes)
1- Bernardo Arndt/ Bruno Oliveira - 17 (5+1+1+1+1+5+1+1+1+8+8) - classificado
2- José Roberto deJesus/Anderson S. Brandão - 22 (1+2+5+2+4+1+2+2+3+8+)
3- Mario Dubeux / Karoline Bauermann - 30 (3+4+6+5+3+6+3+3+2+1+8)
4- Claudio Teixeira Jr./ Weverton dos Santos - 32 (2+3+2+3+2+4+6+6+4+8+8)
5- Ricardo Halla / Marcela Mendes - 39 (6+5+3+4+5+2+5+4+5+8+)

Sunfish/Laser Radial - 11 regatas (2 descartes)
1- Matheus Dellagnelo - 31 (5+5+5+9+1+9+2+4+1+6+2) - classificado
2- Bruno Fontes - 35 (33+8+11+4+2+18+1+2+5+1+1)
3- Geison Mendes - 38 (4+1+13+1+6+1+7+3+15+9+6)
4- Allan de Oliveira Godoy - 58 (18+21+1+8+3+6+8+6+10+12+4)
5- Henrique Back - 65 (1+33+24+13+8+11+3+9+3+14+3)

Snipe - 11 regatas (2 descartes)
1- Alexandre Tinoco/ Gabriel Borges - 20 (3+1+4+2+1+3+1+4+1+18+18) - classificado
2- Paulo Santos/ Rodrigo Oliveira - 33 (1+2+3+4+3+12+9+18+5+3+3)
3- Mario Amaral / Matheus Gonçalves - 38 (10+8+5+3+4+5+8+9+2+1+2)
4- Alexandre Paradeda / Gabriel Kieling - 40 (9+4+1+1+2+11+2+1+9+18+18)
5- Samuel Abrecht / Flávio Fernandes - 41 - (2+5+7+11+13+1+5+6+7+4+4)

Lightning - 9 regatas (1 descarte)
1- Cláudio Biekarck/ Marcelo Silva / Gunnar Ficker - 10 (2+2+1+1+2+1+1+1+1) - classificado
2- Mário Buckup/Telma Buckup/ Marc Buckup - 13 (1+1+2+5+1+2+2+2+2)
3- Diego Mello / Jordan Mello / Marcelo da Silva - 26 (4+4+3+3+4+3+3+3+3)
4- Bruno Prada/ Juan de La Fuente/ Nicolas Brancher - 28 (3+3+4+2+3+4+3+5+5)