Esporte & Cia

Monday, Apr 29th

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

GP de Michigan, o próximo desafio de Cesar Cielo

E-mail Imprimir PDF

O Eric Namesnik Michigan Grand Prix, em Ann Arbor (EUA), de 8 a 10 de abril, na piscina do campus da Universidade de Michigan, será o próximo desafio do campeão olímpico Cesar Cielo em sua preparação para o Mundial de Xangai. O barbarense Cielo, de 24 anos, seguiu no domingo (3/4), com os nadadores pré-convocados pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) para a seleção para os Estados Unidos. Para Cielo, será um bom teste de sua fase de preparação com o grupo Projeto Rumo ao Ouro 2016 (P.R.O. 16) e o técnico Alberto Silva.

"Foi uma data que encaixou no planejamento, na preparação para o Mundial. Acho que vai ser um bom pega entre americanos e brasileiros. O GP será numa semana em que serão realizadas várias seletivas nacionais e não deve ter a participação de muitos nadadores estrangeiros, não teria sentido", observou Cielo. Comentou que André Schultz, seu companheiro de treinamento, estudou em Michigan e conhece bem as instalações aquáticas da universidade. "Isso vai ajudar os brasileiros."

Cielo disse que sua primeira prova da temporada - o Multimeeting, no Rio, em março - não foi um bom parâmetro para os 100 m livre. "Naturalmente, devo nadar mais rápido do que aquilo, quero nadar mais rápido." No Rio, Cielo nadou mal os 100 m livre (50s68), mas compensou com o bom resultado dos 50 m livre (22s31), em uma época de treinamentos pesados e em que ainda estava lento.

Para o técnico Albertinho, o fato de os 50 m livre no GP de Michigan serem no sábado (9/4), antes dos 100 m livre, marcado para domingo (10/4), pode ajudar. "Em tese, não tem como o Cesão ir mal nos 50 m. De sungão, no treino, na estreia do bloco novo de largada, no Centro Olímpico, ele fez 22 e meio. E como os 50 m serão antes, se ele for bem vai ficar tagarela, empolgado, e isso pode facilitar muito para os 100 m", avalia Albertinho.

No Multimeeting, no Rio, Cielo nadou os 100 m muito abaixo do esperado. "Não quero ficar fazendo previsão de tempo, mas acho que o legal agora seria ele entrar no bolo dos atletas que estão entre os melhores do mundo no ranking." Albertinho frisou que são muitas as seletivas nacionais (citou França, Espanha, Dinamarca, Portugal, Grécia, Austrália e Canadá) para formar as seleções para as competições internacionais nesta fase do ano pelo mundo. "Os caras não vão querer ficar fora de suas seleções, os tempos são para eles conseguirem vagas em suas equipes. E esses são os adversários do Cesão."

O GP de Michigan terá eliminatórias às 10 horas e finais a partir das 18h30, pelo horário de Brasilía. Cesar Cielo nada os 50 m estilo livre no sábado e os 100 m livre no domingo.