Esporte & Cia

Sunday, Apr 28th

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

O Brasil na Copa do Mundo de Gin. Rítmica

E-mail Imprimir PDF

A Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica se prepara para representar o Brasil na etapa de Portimão da Copa do Mundo, que será de 28 de abril e 1º de maio, em Portugal. As convocadas para essa etapa são Angélica Kvieczynski (Sadia), que compete no individual, e Luísa Matsuo e Bianca Mendonça (Adiee), Maria Caroline Ricardo (Agir), Jéssica Maier (Guairacás), Débora Falda (Unopar) e Pâmela Oliveira (Sadia), para o conjunto brasileiro.

No individual, a briga por medalhas será entre 52 ginastas de diversos países. Angélica Kvieczynski, única brasileira na disputa, irá competir nos quatro aparelhos - arco, bola, maças e fita. A ginasta, que voltou a treinar em janeiro depois de uma cirurgia no joelho, está empenhada e, segundo a técnica Anita Klemann, a preparação está sendo forte.

"A Angélica está treinando bastante e com as quatro séries muito bonitas. Estamos com duas novas para este ano, de arco e maças, e ela está se saindo muito bem em todas. A recuperação depois da cirurgia foi muito positiva e agora já está tudo ótimo", disse Anita, que espera fazer dessa etapa de Copa do Mundo uma grande avaliação.

"Vai ser o primeiro campeonato do ano e, por isso, muito importante para analisar a ginasta em clima de competição. Ela precisa competir para podermos progredir com o trabalho", explicou Anita Klemann.

No conjunto, o Brasil terá 16 países concorrentes. O trabalho, segundo a técnica Camila Ferezin, vem sendo pesado. "Estamos treinando desde o dia 20 de fevereiro bem forte, às vezes até 10 horas por dia, para chegar ao ponto que queremos", explicou Camila, destacando que o conjunto brasileiro irá se apresentar nas duas séries com os aparelhos 5 bolas e também 3 fitas e 2 arcos.

"Nosso objetivo nessa Copa do Mundo é acelerar ainda mais o trabalho. Começamos um pouco depois dos outros países por toda a reformulação que passamos, e essa primeira competição vai ser muito importante para avaliarmos como as meninas estão", disse Camila, citando a mudança de técnica, ginastas, séries e coreografias realizadas no início deste ano.