O Franca ficou próximo de chegar a sua primeira final do NBB na história. A equipe paulista superou o Flamengo, por 94 a 86, jogando em casa, e abriu 2 a 0 na série semifinal. Agora, a equipe francana precisa de apenas mais uma vitória para avançar à decisão.
O cestinha da partida foi o ala Marcelinho, do Flamengo, que anotou 40 pontos, mas que não evitaram a derrota dos visitantes. No time da casa, mais uma vez prevaleceu o jogo coletivo e cinco jogadores pontuaram em dígitos duplos. Márcio foi o maior anotador, com 18 pontos. Benite e Helinho fizeram 17 cada, Dedé marcou 15 e Spillers 11 pontos.
O Flamengo começou melhor, puxado pelo bom desempenho da dupla Teichmann e Marcelinho. Juntos, os dois marcaram 22 dos 27 pontos da equipe no primeiro quarto, contra 19 do Franca, que contou com 11 pontos de Vitor Benite no período.
Dando continuidade no bom momento, no segundo período o time rubro-negro chegou a abrir 13 pontos de vantagem, mostrando pontaria calibrada nos arremessos de longa distância. Mas Franca buscou a reação nos minutos finais e diminuiu a diferença para apenas cinco. No intervalo, o placar apontava 43 a 38 para os visitantes.
E os francanos voltaram dos vestiários com tudo. Apoiados pela torcida que lotou o Pedrocão, o time da casa encostou e equilibrou de vez o jogo, que passou a ser disputado ponto a ponto.
Já no último quarto, quando restavam pouco mais de seis minutos para o final, Franca passou a frente com uma bola de 3 pontos de Márcio. A torcida foi ao delírio e apoiou a equipe que, a partir dalí, dominou o adversário. Com segurança no ataque e preciso nos lances livres, Franca segurou o ímpeto do Flamengo e confirmou a segunda vitória na série.
"Graças a Deus conseguimos ganhar um jogo importantíssimo dentro e casa. Agora temos que descansar, não tem nada decidido ainda. A equipe do Flamengo é muito forte", declarou o ala/armador Dedé.
O próximo jogo da série será realizado na terça-feira, dia 10, às 21h, mais uma vez no Pedrocão. Em caso de vitória, Franca fecha a série e avança para a final do NBB.
Brasília está perto da terceira final
O Brasília abriu 2 a 0 na série semifinal contra o Pinheiros. No domingo (08/05), o time da capital federal venceu o adversário, em São Paulo, por 90 a 89, numa partida emocionante, e precisa de somente uma vitória para avançar à final do NBB. O ala/pivô do Brasília, Guilherme Giovannoni, foi o cestinha do jogo, com 23 pontos, seguido pelo armador Nezinho, 21, e ainda mais 11 assistências. Pelo lado do Pinheiros, o ala/pivô Olivinha foi o principal pontuador, com 19.
"Uma vitória como essa, nos últimos segundos, nos dá um ânimo a mais. Conseguimos tirar uma vitória deles em casa. Agora, eles que estão pressionados na série", afirmou o ala/pivô do Brasília, Alex.
Pinheiros e Brasília voltam a se enfrentar nesta terça-feira, às 19h, na terceira partida da série semifinal do NBB. O jogo terá transmissão ao vivo do Sportv.
Confira como estão os confrontos das semifinais do NBB:
(1º) Franca 2 x 0 Flamengo (4º)
06/05 - Flamengo 69 x 73 Franca
08/05 - Franca 94 x 86 Flamengo
10/05 (terça-feira - 21h)
13/05 (sexta-feira - 19h) *
15/05 (domingo - 20h) *
(2º) Pinheiros 0 x 2 Brasília (3º)
06/05 - Brasília 84 x 80 Pinheiros
08/05 - Pinheiros 89 x 90 Brasília
10/05 (terça-feira - 19h)
13/05 (sexta-feira - 21h) *
15/05 (domingo - 12h) *
* Se Necessário