Analisando os dados de recente pesquisa IBOPE Mídia sobre as modalidades esportivas mais vistas na TV Aberta e nos canais pagos, chegamos a uma conclusão muito boa para o atletismo. Há um nítido crescimento da prática de Corridas de Rua e, também, do Atletismo de Pista no País. Vale ressaltar que, tanto uma como a outra, fazem parte do atletismo enquanto modalidade esportiva.
As corridas de rua, segundo os dados da pesquisa, são vistas por 22% do público, ficando em 5º lugar na classificação. Já o Atletismo é visto por 20% do público. Ora, se duas provas fazem parte de uma mesma modalidade, podemos somar seus resultados, certo?
Assim sendo, o atletismo chega a 43% de audiência, ocupando o segundo lugar, atrás do futebol e bem à frente do automobilismo. A verdade é que o Atletismo, quando difundido pela TV com todas as suas variáveis, revela vocação para provocar o interesse de todas as faixas da população. Trata-se de um esporte que requer pouco investimento e, portanto, vai se popularizando mais e mais.
Na pesquisa, quando se questiona a população sobre qual esporte pratica, a Caminhada surge como a segunda colocada em preferência, perdendo, apenas, para o futebol. E a margem é mínima 46% contra 48%. O terceiro lugar aparece distante, Trata-se do Vôlei, com 17%. A Corrida fica em sétimo com 11%. Agora, vamos fazer um simples exercício de matemática: somando a Caminhada, as Corridas e o Atletismo de Pista, chegamos a 57%.
Assim sendo, pode-se avaliar que o atletismo, considerado a base de todos os outros esportes, é, sim, a modalidade mais praticada no Brasil.
José Antonio Martins Fernandes - Presidente da Federação Paulista de Atletismo