Atual tricampeão do SP Open de Biathlon, Luizinho Avelino deu mais um passo rumo ao tetracampeonato. O santista de 19 anos venceu a segunda das cinco etapas da temporada, no sábado (21/05), na Ponta da Praia, em Santos, e se isolou na liderança do ranking elite masculino com 300 pontos. O calendário da sequência do 19º SP Open de Biathlon é o seguinte: 3ª etapa, 18/06, Santos; 4ª etapa, 15/10, Santos; e 5ª etapa, 12/11, Santos.
Com uma manhã de sol, mas com temperatura média de 17 graus, Avelino concluiu os 500m de natação e os 3km de corrida em 18min53seg. Além de valer a vitória da etapa, resultado deste sábado serviu com preparação para as principais provas do calendário nacional de triathlon, competição em que Luizinho é especialista.
"Esta prova foi forte do começo ao fim e eu consegui ser constante. Quero manter assim até o final do ano. Mesmo sem o ciclismo e com a natação e corrida em distâncias mais curtas, o SP Open serve como preparação para o Triathlon, porque desde o ano passado estou disputando o Campeonato Brasileiro e o Troféu Brasil entre os profissionais", explicou o santista.
Chegando pouco mais de um minuto após Avelino, o paulistano Alexandre Giordano foi o segundo colocado da prova, com o tempo de 19min49seg. "Foi um bom resultado, porque eu estava sem competir há muito tempo. Mas foi difícil, porque é uma prova rápida, em que você vai no limite do corpo. Aos poucos, eu estou voltando", contou Giordano.
O terceiro colocado deste sábado foi o também paulistano Adriano de Alencar, que fez o tempo de 20min04seg. Assim, considerando os pontos das duas primeiras etapas, o ranking elite masculino é liderado por Luizinho Avelino (300 pontos), seguido por Adriano Alencar (250) e Alexandre Giordano (121).
Mas o SP Open não tem somente atletas profissionais, já que neste sábado mais de 350 competidores amadores participaram da prova. O organizador da competição, Núbio de Almeida, da NA Sports, diz que, com distâncias mais curtas e sem a prova de ciclismo, o biathlon é uma boa opção acessível para quem está começando na modalidade.
"A trajetória de Luizinho Avelino é um dos vários exemplos de que a competição atinge seu principal objetivo: a revelação de novos valores para o esporte brasileiro. Grandes nomes do triatlhon nacional, como Paulo Henirque Miyshiro e Fred Monteiro, formam revelados no SP Open. Tenho certeza que outros tantos surgirão", disse Almeida.