Esporte & Cia

Sunday, Nov 24th

Last update:09:53:06 AM GMT

You are here:

Brasil é prata no triatlhon dos 5º Jogos Mundiais Militares

E-mail Imprimir PDF

O triathlon brasileiro fez bonito e garantiu duas medalhas de prata por equipes (masculino e misto) e uma de bronze (feminina) nos 5º Jogos Mundiais Militares, neste domingo (24), na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. No masculino, o sargento do Exército Juraci Moreira (Novac Sports/ Asics) foi o melhor pan-americano, no individual, com o sexto lugar, enquanto que a sargento Carla Moreno foi a segunda colocada, entre as mulheres. Por equipes, França levou no masculino, com dobradinha individual, e a Polônia, na feminina.

“Claro que nosso objetivo era faturar o ouro em casa. Batalhamos muito para isso, mas fizemos uma boa prova, a equipe toda deu o máximo e garantimos a prata. Subimos ao pódio e representamos bem o Exército, o nosso País”, afirmou Juraci, que só tem ótimas recordações de Copacabana.

Nesse mesmo “palco”, ele conquistou a medalha de bronze no Pan Rio 2007. “Foi sensacional. A prova lotada, muita torcida. Foi um bom parâmetro para o que teremos na Olimpíada Rio 2016”, destacou o triatleta, explicando que a estratégia da equipe brasileira de forçar no pedal acabou custando o ouro.

“Nadamos juntos e pedalamos muito bem, mas pagamos caro por isso. Forçamos no pedal e os gringos sairam para correr mais descansados. Todo nós brasileiros demos uma quebrada”, contou Juraci, atleta do EC Pinheiros e beneficiado pela Lei de Incentivo ao Esporte. “Agora, retorno para Portugal para os treinos no Centro de Excelência de Rio Maior, para me preparar para a etapa da Hungria em três semanas”, falou.

A vitória na prova foi do francês Pierre Le Corre, com a prata com Gregory Roualt, também da França. O bronze ficou com o italiano Daniel Hofer. Juraci foi o sexto, Wesley Matos o oitavo e Reinaldo Colucci o décimo colocado. Por equipes, França, Brasil e Bélgica, com o ouro, prata e bronze, respectivamente.

Na prova feminina, a polonesa Agnieszka Jerzyk ficou com o lugar mais alto do pódio, seguida de Carla Moreno e Maria Czesnik, também da Polônia. Nas equipes, deu Polônia, China e Brasil. Na classificação mista (somando os dois resultados), os campeões foram os franceses, com os brasileiros em segundo e os chineses em terceiro.