A equipe do Rio Branco conseguiu a terceira vitória em três jogos no Campeonato Brasileiro de Rugby XV - Super 10 no sábado (20/08). Debaixo de muita chuva, na zona sul de São Paulo, o
time paulista soube aproveitar o melhor entrosamento para superar o Niterói por 15 a 3.
O resultado garantiu a equipe nas quartas-de-final da competição. No duelo marcado pelo frio e campo escorregadio, Samir, Vina e Gabriel fizeram para o Rio Branco e Daniel Gregg descontou para os fluminenses, na conversão de uma penalidade.
"O jogo foi bastante disputado e os dois times sofreram com o gramado prejudicado. A bola não parava nas mãos de nenhum jogador por causa da chuva. Mesmo assim vencemos e queremos a liderança", disse Alan Careca, após a partida disputada no SPAC.
O resultado colocou o Rio Branco na liderança do grupo Amarelo, com um jogo a mais que o São José, que folgou nessa semana. As duas equipes decidem o posto de melhor da chave no dia 10 de setembro, wm São José dos Campos (SP).
"O São José é o time do momento e vencer sua forte equipe nos dá moral e confiança para brigar por um título. Sabemos que os adversários são difíceis de derrotar e precisamos melhorar alguns fundamentos", contou o Careca, que atua como ponta.
Pelo lado do Niterói, os jogadores deixaram o gramado com a sensação de que poderiam fazer mais. Os fluminenses passaram por uma renovação recentemente e ainda não atingiram o melhor nível.
"Nossa equipe não foi bem. Devemos resolver alguns problemas durante as partidas para jogar de igual para igual. Mas a chuva de sábado e a tática pesada do Rio Branco atrapalharam", justificou Nei Vasconcelos, treinador do Niterói. O time volta a jogar no dia 3 de setembro no Rio de Janeiro contra o Farrapos.
Também em São Paulo, no Clube Arcadas na Vila Mariana, o Bandeirantes se impôs diante do UniBrasil/CRC e aplicou o placar mais dilatado da rodada, 42 a 10. Com esse resultado, o Band assumie a ponta do Grupo Verde com apenas dois jogos disputados. O Gurpo Verde teve o Desterro folgando nessa rodada
Outros jogos deste sábado Jogando em casa, o Farrapos foi superado pelo SPAC e segue sem pontuar. A partida ocorreu em Bento Gonçalves (RS) e terminou 25 a 16 para os paulistas, que conseguiram assim sua primeira vitória no Super 10.
Em Minas Gerais, o BH Rugby foi superado pelo Pasteur e continua amargando o último posto na tabela do Grupo Verde. O resultado de 24 a 15 nos 80 minutos melhorou a posição dos paulistas, que na próxima rodada viajam até Florianópolis (SC) paraenfrentar o Desterro.
Copa do Brasil
Em Ilhabela, o time da casa bateu o Guanabara por 17 a 03. "Foi um jogo bom, nosso time atacou bastante, mas com alguns erros ofensivos. O resultado foi positivo e esperamos repetir as vitórias", comentou Paulo Ricardo, do Ilhabela. Na outra partida do final de semana, Winner fez 18 a 16 na Poli.
Resultados da rodada
Farrapos 16 x 25 SPAC
Árbitro: Mariano Goycoechea
Bandeirantes 42 x 10 UniBrasil/CRC
Árbitro: Henrique Platais
BH 15 x 24 Pasteur
Árbitro: Renato Scalércio
Rio Branco 15 x 03 Niterói
Árbitro: Fermín Padilla
Classificação (Pontuação)
Grupo Amarelo
Rio Branco - 12 pontos
São José - 9 pontos
SPAC - 5 ponto
Niterói - 0 ponto
Farrapos - 0 ponto
Grupo Verde
Bandeirantes - 10 pontos
Pasteur - 9 pontos
Unibrasil/CRC - 5 pontos
Desterro - 5 pontos
BH - 0 ponto
Maiores pontuadores
1º Tanque (São José) - 36 pontos
2º Carlitos (Farrapos) - 21 pontos
3º Juli (Bandeirantes) - 15 Pontos
A próxima rodada do Super 10 ocorre em 3 de setembro, com os seguintes jogos:
Desterro x Pasteur em Florianópolis (SC)
Bandeirantes x BH em São Paulo (SP)
São José x SPAC em São José dos Campos (SP)
Niterrói x Farrapos em Niterói (RJ)