Esporte & Cia

Sunday, Nov 24th

Last update:09:53:06 AM GMT

You are here:

Thiago visa recorde de medalhas em Guadalajara

E-mail Imprimir PDF

Depois de 10 dias de aclimatação, Thiago Pereira chega nesta quarta-feira (12) na cidade de Guadalajara para a estréia nos Jogos Pan-Americanos. O atleta do Corinthians, que tem seis ouros na competição continental, esteve junto com a seleção brasileira de natação em San Luis Potosí, no México, treinando no moderno CT de La Loma. Os trabalhos foram orientados pelo técnico Alberto Silva.

Mesmo ainda sofrendo os efeitos da altitude, o nadador está focado e confiante em trazer mais oito medalhas douradas e se tornar o maior vencedor da história dos Jogos, superando o compatriota e mesatenista Hugo Hoyama, que tem nove ouros nos Jogos e lidera a lista.

O primeiro desafio será neste sábado (15) com a prova dos 400 m medley, a favorita dele."Sei que será bastante cansativo, pois a recuperação é mais lenta com a altitude de 1.500 m acima do nível do mar em Guadalajara. Preciso acostumar meu corpo para as provas de meio fundo. Porém, eu vou dar o melhor de mim e conquistar o maior número possível de medalhas para a natação brasileira", confirmou Thiago Pereira, patrocinado por Arena e Correios.

O nadador do Corinthians competirá nas provas dos 200 e 400 m medley, 100 e 200 m costas, 200 m peito e três revezamentos. Em 2007, no Rio de Janeiro, Thiago Pereira conquistou seis ouros, uma prata e um bronze na competição continental.

"Eu sei o quanto é difícil. Cada dia será uma competição diferente. Por isso, o foco não pode ser desviado e o descanso é mais do que fundamental", contou Thiago Pereira.

O treinador Alberto Silva elogiou a preparação de Thiago Pereira no período de aclimatação em La Loma e fez uma declaração importante. Segundo o técnico, o especialista em medley, apesar de cansado, está próximo do nível ideal para a Olimpíada de 2012.

"O Thiago está muito bem nesse período com o P.R.O. 2016. O nadador baixou gordura corporal e está em uma preparação ideal para o ciclo olímpico. Bem na parte física, ele apenas sente os efeitos da altitude e da musculação, mas isso é normal. Aos poucos, o nadador se solta e se adapta aos treinos fortes", revelou o ex-técnico do campeão Gustavo Borges.

A equipe de Thiago Pereira comemorou a saída das semifinais do calendário da natação. O programa prevê eliminatórias e finais diretamente. "A altitude prejudica os nadadores e a recuperação não é fácil. A dica para o Thiago é usar cabeça para enfrentar maratona de oito provas", ressaltou Albertinho Silva.

Confira as medalhas de Thiago Pereira nos Jogos Pan-Americanos:

Rio de Janeiro - 2007
Ouro 200 metros medley
Ouro 400 metros medley
Ouro 200 metros costas
Ouro 200 metros peito
Ouro 4x100 metros livres
Ouro 4x200 metros livres
Prata 4x100 metros medley
Bronze 100 metros costas

Santo Domingo - 2003
Prata 200 metros medley
Bronze 400 metros medley