O handebol brasileiro mostrou mais uma vez que é a principal força das Américas. Na decisão da medalha de ouro dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, na noite deste domingo (dia 23), a seleção feminina superou a Argentina por 33 a 15 (15 a 5 no primeiro tempo), festejou o título e garantiu a vaga para a Olimpíada de Londres, em 2012.
Com o todos os confrontos entre Brasil e Argentina, a rivalidade falou mais alto. Muitos foram os momentos de tensão e de disputas fortes. Entretanto, a qualidade das jogadoras brasileiras falou mais alto.
“Estamos vivendo uma felicidade dobrada, pelo ouro no Pan-Americano e pela conquista da vaga para Londres”, afirmou a pivô Fabiana Diniz, a Dara, um dos destaques do grupo brasileiro em Guadalajara.
A ponta-direita Alexandra destacou a força demonstrada pela Seleção Brasileira no Pan. “Nosso time estava bem preparado tanto física como mentalmente. A união de todas fez a diferença e foi essencial para esta conquista”, declarou.
Emocionada, a goleira Chana elogiou as companheiras e já começou a projetar o futuro. “Todas as jogadoras batalharam bastante. Saímos com a sensação do objetivo cumprido. Agora vamos nos preparar para os próximos desafios”, declarou.
A equipe tetracampeã pan-americana, comandada pelo técnico Morten Soubak, foi fomada pelas goleiras Chana e Bárbara, a Babi; as pontas Alexandra, Jéssica, Fernanda e Samira; as centrais Mayara e Ana Paula; as armadoras Francine, Deonise, Duda Amorim, Sílvia Helena e Moniky, além das pivôs Dani Piedade e Fabiana Diniz, a Dara.