O Brasil fechou o primeiro dia de disputas do judô nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, na quarta-feira (dia 26/10), com três medalhas. Luciano Corrêa faturou o ouro na categoria até 100 kg, Rafael Silva foi prata nos pesados (mais de 100 kg) e Maria Suelen Altheman (acima de 78 kg) faturou o bronze.
Corrêa superou o cubano Oreydi Despaigne na disputa pela medalha de ouro. O confronto terminou empatado no tempo normal, e foi decidido no golden score, quando o cubano sofreu punição.
"Foi uma luta muito difícil. Mas estou feliz porque utilizei a estratégia correta e conquistei a vitória. Eu estudei muito bem os adversários", explicou o campeão. "Além da conquista pessoal, ainda ajudei o Brasil na disputa contra Cuba na classificação geral do Pan", completou.
O judoca brasileiro ainda agradeceu a namorada, a nadadora Joanna Maranhão, que acompanhou os combates. "Ela me deu força o tempo todo. Isso contribuiu para que eu chegasse ao meu objetivo".
Rafael Silva perdeu para Oscar Brayson, também de Cuba. Maria Suelen não deu chances para a norte-americana Molly O’Rourke e venceu por ippon a decisão da medalha de bronze.