Esporte & Cia

Tuesday, May 07th

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

Tudo pronto para o Over Limits em Santa Catarina

E-mail Imprimir PDF

O piloto gaúcho Tiago Geitens, de Canoas, o surfista catarinense Guga Arruda, de Florianópolis e o paraquedista gaúcho, radicado em São Paulo (SP) Paulo Henrique Perini estão entre os destaques do Over Limits, que começa nesta sexta-feira e vai até domingo, na praia da Ferrugem – canto sul, em Garopaba (SC). Eles estão competindo nas modalidades de Jet Waves (manobras com jet nas ondas), Sling Shot (surf aéreo) e Paraquedismo Swoop (pouso radical), respectivamente.

Geitens vai para a disputa do Over Limits bastante motivado depois da excelente performance no 13º Jet Waves World Championship, disputado no mês passado no Balneário Piçarras (SC). O atleta venceu a etapa brasileira da competição, derrotando na decisão o pentacampeão Pierre Maixent, da França. Na etapa norte-americana, em setembro, conseguiu o terceiro lugar e terminou a competição na quarta posição. Além disso, garantiu o título brasileiro de 2010.

Ele espera manter o bom desempenho no Over Limits, mas sabe que a responsabilidade aumentou. “Acredito que estou no ápice da minha carreira e tenho que continuar treinando e dedicando cada vez mais para manter a regularidade nas competições. Certamente os adversários também estão se empenhando para buscar a vitória. Vou competir com o mesmo jet do Mundial”, acrescentou.

Arruda conta com a experiência de 25 anos no surf para lutar pelo título da primeira edição do Over Limits. Também está empolgado com a competição. “Muito legal essa ideia de reunir três modalidades radicais em um único evento, especialmente com a regulamentação do Sling Shot. A praia da Ferrugem, em Garopaba, tem o que é mais importante para a modalidade: altas ondas. Estou treinando forte para ter um bom desempenho”, ressaltou o bicampeão catarinense de surf profissional, campeão sul brasileiro profissional e top da Abrasp (Associação Brasileira de Surf Profissional), há 10 anos.

Perini, que pratica o Swoop há seis anos e conta com mais de 3.300 saltos na carreira, considera como fundamental na modalidade a experiência, pois qualquer erro pode trazer sérias conseqüências. “O paraquedista precisa estar 100% focado. Me atrai muito na modalidade, a adrenalina, a velocidade e a atitude necessária para a prática. Nós estamos, literalmente, pilotando uma asa de alta performance”, argumentou o campeão brasileiro de  Freefly e VRW4 em 2007.

Segundo Perini, o vento interfere diretamente na modalidade, pois altera completamente o salto, o set up para o pouso. “Por exemplo, se tiver um vento de cauda, o set up para começar a curva será muito mais para trás do portão de entrada (os dois gates onde temos que passar no meio e na altura correta para validar o pouso). Se estiver vento de nariz entraremos mais perto do portão de entrada, e assim por diante. Dependendo da direção do vento temos que montar a estratégia  e usá-lo da melhor maneira possível para conseguir passar nos portões de entrada. Se estiver muito forte, é necessário aguardar para que diminua de intensidade”, detalhou o paraquedista.

Modalidades

Jet Waves é uma modalidade de grande impacto visual, em que os competidores têm que saltar e surfar as ondas usando o jet ski. Chegam a alcançar 10 metros de altura, dependendo das condições de mar. Eles realizam manobras radicais como tunos e back flips. Suas performances são avaliadas  por um júri especializado onde são observadas a amplitude, extensão, execução, etc. As baterias terão duração de 6 a 10 minutos no sistema homem a homem.  Em relação às notas, são contadas 50% para manobras de surf e 50% de manobras aéreas.

Sling Shot ou Tow-att será uma competição inédita no Brasil e no mundo. Há algum tempo os surfistas também começaram a saltar as ondas. Atento a isso, a organização do Over Limits procurou criar uma competição com regulamento específico para esse novo esporte. O competidor terá de saltar mais do que surfar, pois as manobras de salto valerão nota dobrada em relação às manobras do surf. A performance dos competidores também serão avaliadas por um júri especializado, em que serão observadas as amplitude, extensão, execução, etc.

Paraquedismo Swoop os participantes saltarão de um helicóptero a quatro mil pés de altura, realizam pequena queda livre e vem para o pouso a uma velocidade de aproximadamente 100 km/h, realizando um planeio de cerca de 70 metros, com objetivo de chegar mais próximo do alvo. Eles também serão avaliados por um júri especializado.

O Over Limits conta com a realização e o apoio da agência de marketing promocional Triefe, Prefeitura Municipal de Garopaba e Bayard, com coordenação esportiva da FER – Federação de Esportes Radicais e ProNáutica. Confira a programação do evento aqui .

Sobre o Over Limits

Over Limits é um evento esportivo que reúne os melhores atletas do País e jurados especializados em três modalidades radicais: Jet Waves, Sling Shot e pára-quedismo Swoop. Nesta primeira edição, as competições acontecem entre os dias 25 e 27 de novembro, em Garopaba, litoral sul de Santa Catarina.