Esporte & Cia

Thursday, Mar 28th

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

Brasil vence o quinto jogo no Mundial de Handebol

E-mail Imprimir PDF

A quinta vitória da Seleção Brasileira no Mundial Feminino de Handebol saiu das mãos da goleira Babi, a dez segundos do fim do jogo. Com um gol inesperado, em um arremesso de área para área, a jogadora garantiu o placar 34 a 33 para as donas da casa contra a Tunísia na sexta-feira (9/12), no Ibirapuera, sede do Grupo C, pela última rodada da primeira fase. O primeiro tempo terminou 20 a 16 para as africanas. Na segunda-feira (12), o Brasil enfrenta a Costa do Marfim às 20h, no mesmo local, pelas oitavas de final.

No dramático duelo desta noite, a bola balançou a rede das tunisianas, e o apito final liberou a festa para as brasileiras: abraço coletivo em Babi e muita comemoração. "O cansaço foi, visivelmente, nosso maior inimigo em quadra. Mas, pela campanha que fizemos no Mundial até aqui, merecíamos ganhar. Então, a sensação de ter decidido o resultado a nosso favor é indescritível", comemorou a camisa 12. "Sempre esperamos uma oportunidade de fazer gol, porque é diferente para nós. Quando vi a defesa aberta e a goleira delas fora, não tive dúvida em arremessar."

O jogo foi morno, com as duas equipes se revezando à frente no placar. No entanto, a Tunísia, melhor na defesa, conseguiu abrir vantagem em alguns momentos. Do outro lado, o Brasil pecava nas finalizações, mas conseguiu empatar aos 29 minutos (33 a 33). Foi, então, que a inspiração de Babi entrou em quadra. O gol decisivo deu sequência à boa atuação das goleiras da Seleção. Além de Babi, Chana teve ótima participação na primeira fase, especialmente na virada histórica contra a França.

Com o time já classificado em primeiro lugar, o técnico Morten Soubak deu oportunidade a atletas pouco utilizadas. Os destaques foram a armadora-direita Francine e a ponta-direita Jéssica, que receberam elogios. "A Fran, em minha opinião, deveria ter sido escolhida a melhor da partida. A Jéssica também foi muito bem. Ela é a mais nova do grupo e soube chamar a responsabilidade, fazendo gols em momentos cruciais", disse o treinador.

A central Ana Paula e a armadora-esquerda Silvia Helena também tiveram atuação destacada nesta noite. Amanhã (10), Morten Soubak começa a estudar a Costa do Marfim, adversária na briga por uma vaga nas quartas de final. "É um time muito forte fisicamente e que tem apresentado altos e baixos no torneio. Elas perderam por apenas três gols para a Suécia", comentou o técnico do Brasil.

Outrros jogos - Pelo Grupo A, a Islândia se juntou a Noruega, Angola e Montenegro nas oitavas de final. A equipe bateu a China por 23 a 16 em duelo que encerrou a primeira fase da chave, na Arena Santos. Alemanha e China disputarão a President's Cup, minitorneio que definirá as posições de 17º a 24º lugares.

"Não tivemos uma boa atuação. Mesmo assim, conseguimos a vitória e alcançamos o objetivo que era passar de fase", disse a islandesa Dagny Skuladottir, eleita a melhor em quadra.

No Grupo D, em São Bernardo do Campo, a Croácia venceu a Argentina de virada por 22 a 18 (9 a 11 no intervalo). Com o resultado, as europeias asseguraram o segundo lugar na chave e vão enfrentar a Romênia, terceira colocada do Grupo C, nas oitavas de final. Lanterna de seu grupo, a Argentina vai disputar a President's Cup ao lado do Uruguai.

A partida começou equilibrada, com predomínio argentino. Contudo, assim como no confronto de quinta (8), quando as argentinas perderam das uruguaias, a torcida brasileira fez a diferença para o adversário, no caso a Croácia, que virou a partida no segundo tempo. "Quando jogamos sem pressão, vamos bem, mas a torcida nos atrapalhou hoje", disse o técnico argentino, Miguel Interllige.

Em Barueri, sede do Grupo B, a seleção russa confirmou o primeiro lugar da chave ao bater o eliminado Cazaquistão por 34 a 19 (21 a 6 no primeiro tempo).