Esporte & Cia

Wednesday, Apr 24th

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

Rodada teve surpresas pelo Novo Basquete Brasil

E-mail Imprimir PDF

O São José quebrou, na terça-feira (13/12) um tabu que durava desde a temporada inicial do NBB. A equipe do Vale do Paraíba recebeu o Brasília e, pela primeira vez na história do campeonato saiu com uma vitória, 87 a 78. Antes, as equipes já haviam se enfrentado seis vezes e em todas o time da capital federal havia saído vencedor.

Jogando em casa, os joseenses fizeram um primeiro tempo arrasador, que resultou em uma vantagem de 21 pontos no intervalo. A equipe chega a cinco vitória em sete jogos e agora ocupa a quinta colocação na tabela.

O ala/pivô Jefferson foi o cestinha da partida, com 20 pontos para o São José. O armador Fúlvio, com 17, veio logo atrás. O ala/armador norte-americano Andre Laws também se destacou e se aproximou de um triplo-duplo, com 12 pontos, 11 rebotes e sete assistências. Pela a equipe visitante, Guilherme GIovannoni, com 17 pontos e seis rebotes, foi o principal jogador.

O início de jogo foi de completo domínio do time da casa. Em um ritmo alucinante, São José logo abriu 15 minutos de vantagem, com uma corrida de 19 a 4 nos primeiros minutos. O ala/pivô Jefferson deu as "boas-vindas" ao time brasiliense, anotando 10 pontos no primeiro quarto, com 100% de aproveitamento nos arremessos de quadra.

Sem poder contar com o ala/armador Alex, que foi poupado com dores na coxa direita, o técnico José Vidal iniciou com Rossi no quinteto inicial, ao lado de Nezinho, Arthur, Giovannoni e Cipriano. Sem seu capitão, o time brasiliense viu o adversário fechar o primeiro quarto em 31 a 18.

Com dois lances livres convertidos por Paulão, São José abriu o segundo período mantendo o mesmo ritmo. Os joseenses dominavam os rebotes e no intervalo já haviam coletado 25 contra apenas dez do adversário. No placar, a vantagem era de 21 pontos, 52 a 31.

No terceiro quarto, os visitantes conseguiram equilibrar as ações e, aos poucos, tentavam a aproximação. Apostando no jogo coletivo e nas bolas de longa distância, os joseenses administravam a vantagem e foram para o último quarto vencendo por 70 a 53.

Mesmo com 17 pontos de vantagem, São José não teve vida fácil no último período. Em lances praticamente em sequência, Fúlvio sofreu uma pancada no ombro e saiu para receber atendimento. Pouco depois, Ricardo Fischer, que o substituiu, torceu o tornozelo e também deixou a quadra. Sem seus dois armadores, os comandados do técnico Régis Marrelli viram a diferença cair para oito pontos.

Fúlvio, sentindo com dores, retornou ao jogo e foi fundamental para garantir a vitória da equipe do Vale do Paraíba. O armador converteu lances livres importantes nos últimos dois minutos, que seguraram a reação brasiliense na partida.

"Estamos subindo cada vez mais, estamos em uma crescente muito boa. O time está muito unido, o ambiente é muito bom de se trabalhar e isso só nos motiva a melhorar mais a cada dia", disse o ala/pivô Jefferson. "Agora temos dois jogos complicados fora [contra Uberlândia e Franca], mas que se ganharmos irão nos colocar de vez entre os líderes", completou.

Show de Shilton

O pivô e capitão do Joinville, Shilton, roubou a cena, nesta terça-feira, na vitória de sua equipe, em casa, diante do Minas, por 81 a 70. O jogador anotou um duplo-duplo de 29 pontos e 16 rebotes e foi o grande destaque da partida. Além dele, o ala Audrei teve bom desempenho pelo Joinville, com 21 pontos, e pelo Minas, o principal cestinha foi o ala/armador Cauê Borges, com 14.

Com o resultado, o Joinville alcançou sua terceira vitória em sete jogos no NBB (aproveitamento de 42,8 %) e pulou para a oitava colocação, ao lado do Limeira e Liga Sorocabana. O Minas, no entanto, caiu para a 11ª posição, com uma campanha de três vitórias em oito jogo (37,5%).

"A expectativa era de um jogo difícil, duro. E a vitória é o fruto do trabalho. A torcida pode esperar um time assim, aguerrido, que não desiste do jogo. E que estará sempre lutando para chegar perto da classificação", comentou o técnico José Neto.

13/12 (Terça-feira)
São José 87 x 78 Brasília
Joinville 81 x 70 Minas Tênis Clube