Esporte & Cia

Friday, Apr 26th

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

Leo de Deus garante o 2º ouro nos 200 m costas

E-mail Imprimir PDF

Leonardo de Deus garantiu o segundo ouro nos 200 m costas, no Parque Maria Lenk. Com o bom tempo de 1min58s64 e mais um recorde do campeonato, o nadador do Flamengo voltou a vencer a prova, desta vez no Open de Natação, na manhã da sexta-feira (16/12). Leonardo Fim (1min59s97), do Minas Tênis Clube, e Fernando Ernesto dos Santos (2min02s30), do Corinthians/São Bernardo, completaram o pódio dos 200 m costas no Open de Natação. Na quinta-feira (15/12), Leo já havia sido ouro no Brasileiro Sênior, com 1min59s03 e recorde do campeonato.

"Apesar do cansaço pelos treinos pesados, apesar de não estar polido nem raspado, a campanha está sendo excelente", comemora Leo de Deus. "Está dando tudo certo, o que prova que o trabalho no PRO 16 também está no caminho certo", prossegue Leo, referindo-se ao grupo de elite PRO 16, que treina em São Paulo orientado pelo técnico Alberto Silva, o Albertinho.

"Depois da vitória no Brasileiro Sênior, conversei com o Albertinho e ele me disse que, independentemente de estar cansado, eu tinha condições de conseguir um tempo ainda melhor no Open e foi isso que aconteceu", conta Leo, que teve apenas duas semanas de folga depois do ouro nos 200 m borboleta e da prata no revezamento 4x200 m livre nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, em outubro.

Apesar das duas medalhas de ouro nos 200 m costas, no Sênior e no Open, a prova principal de Leo de Deus é a dos 200 m borboleta, que vai disputar neste sábado (17/12), no Rio. "Gosto de nadar os 200 costas, mas o borboleta é a minha principal prova", diz Leo, que já tem índice para os Jogos de Londres nas duas distâncias. "Quero disputar as duas, e bem, na Olimpíada", prossegue. "Também nado peito e até já brinquei com o Thiago (Thiago Pereira, companheiro de treinos no PRO 16), que se eu resolver nadar peito vou dar uma canseira nele e no Felipe França."

Leo de Deus nada desde pequeno. Costuma dizer que aprendeu o esporte ainda na barriga da mãe, Jeane, ex-nadadora, que nadou borboleta até os sete meses de gestação. "Acho que me acostumei com os movimentos", brinca Leo. "Comecei a me dedicar mesmo à natação aos 12 anos e, aos 15, de maneira ainda mais séria."

O nadador passou a ser mais conhecido após o Pan de Guadalajara, quando chegou a perder a medalha de ouro nos 200 m borboleta por, segundo a organização, ter disputado a prova com uma touca irregular, em que aparecia a marca de um patrocinador. Depois, a medalha foi devolvida. "O que aconteceu depois do Pan foi incrível", lembra Leo. "Vi que os brasileiros gostam de mim, sentem carinho por mim, e procuro retribuir conquistando cada vez mais medalhas."

Leo se emociona ao relembrar o encontro que teve com a presidente Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto, depois do Pan. "Não acreditei quando ela quis saber onde estava o rapaz da touca. Foi muito bom ser reconhecido por ela. Ela me disse que ficou assustada, preocupada quando eu perdi a medalha. Sentiu raiva, torceu muito para tudo acabar bem. E eu me senti muito honrado por ter a presidente na torcida, assistindo à minha prova. Fiquei muito emocionado com o apoio", conta.

Leo de Deus não está entre os nadadores mais altos: mede 1,74 m. "Sou pequeno, mas os japoneses também são pequenos. Procuro tirar vantagem na parte técnica, na motivação e na envergadura. Tenho o tronco longo e sou mais leve que os nadadores mais altos, consigo ter uma boa aceleração na parte final das provas", explica Leo. "E comigo não tem tempo ruim, sou muito persistente nos treinos. E desde que o Thiago chegou ao PRO 16, os treinos estão cada vez mais fortes."

Leo de Deus volta à piscina do Maria Lenk neste sábado (17/12), a partir das 17 horas. No Brasileiro Sênior, vai disputar os 100 m costas, os 200 m borboleta e o revezamento 4x100m medley. Se conseguir classificação entre os oito melhores tempos, vai disputar os 100 m costas e os 200 m borboleta no Open, na manhã de domingo, a partir das 9h30. "É uma maratona de provas, mas estou preparado", diz Leo.

O Brasileiro Sênior e o Open de Natação valem como a sexta das oito seletivas definidas pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) para a obtenção de índices para a Olimpíada de Londres/2012. O Sul-Americano de Belém, em março, e o Troféu Maria Lenk, em maio, serão as outras competições valendo índices.

Com as marcas que conquistou no Mundial de Xangai, em julho, Leo já tem índice para disputar os 200 m borboleta e os 200 m costas na Olimpíada - em Xangai, o nadador fez 1min55s55 nas eliminatórias dos 200 m borboleta, superando o norte-americano Michael Phelps, e 1min58s29 nos 200 m costas, indo às semifinais nas duas distâncias.