Esporte & Cia

Thursday, Apr 25th

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

O triatleta Juraci Moreira compete na superação

E-mail Imprimir PDF

Após um final de temporada muito bom, de recuperação, em busca da vaga à quarta olimpíada seguida, o triatleta brasileiro Juraci Moreira volta a competir neste domingo (15), na Argentina. Ele será um dos destaques no La Paz ITU Triathlon Pan American Cup, onde já foi o terceiro em 2008 e ano passado ficou em quinto, numa disputa marcada por fortes chuvas e alagamentos.

Novamente Jura competirá na superação, porque logo no início do ano sofreu uma inflamação por fricção nos tecidos ântero-mediais do joelho esquerdo, atrapalhando seu trabalho de base. “Mesmo com a lesão e com os treinos bem prejudicados, tenho a necessidade de competir em La Paz para buscar alguns pontos e me manter na briga”, afirma o triatleta do EC Pinheiros e beneficiado com a Lei de Incentivo ao Esporte.

“Vou para o sacrifício e espero fazer a prova, sobretudo a corrida sem muitas dores”, acrescenta Juraci, agradecendo o trabalho dos médicos Moisés Cohen, Abdalla Skaf, Wilson Mello, Gustavo Magliocca e aos fisioterapeutas Juliano Xidieh e Rodrigo Vasconcelos. “Uma equipe muito competente, que está me deixando animado. O primeiro exame mostrou lesão no menisco e foi desespero, mas o diagnóstico foi descartado, após uma melhor análise e estou confiante”, elogia.

RECUPERAÇÃO - Ele também ressalta que após a prova argentina, o trabalho de recuperação será intensificado e a expectativa é que até o próximo compromisso, a etapa de abertura da Copa do Mundo, na Austrália, o problema esteja solucionado. “Terei 70 dias até a prova e quero voltar à forma que preciso para conquistar a vaga. Comecei a sentir essa dor no joelho na minha pré-temporada em Portugal, em dezembro. Desde então venho tentando me recuperar, mas as dores me impediram de manter os treinos de corrida”, comenta.

Na prova de La Paz, Juraci conta com a experiência de já ter atuado várias vezes no percurso. “O principal fator pode ser o calor, esperado em torno de 35 graus. Muitos atletas quebram e o que mais resistir vence. É uma disputa tradicional e a torcida dos argentinos por nós, brasileiros, é muito grande, indo contra aquela famosa rivalidade entre os dois países no esporte”, afirma. “Vou para tentar completar entre os 20 primeiros, zona que pontua, pois estarei em desvantagem, sem correr 40 dias. Mas tenho de largar e fazer o meu máximo, pensando na Olimpíada”, acrescenta.

QUARTA TATUAGEM - Determinado a chegar à quarta olimpíada consecutiva, em Londres, este ano, Juraci representou o Brasil em Sydney/2000, Atenas/2004 e Pequim/2008, onde foi o melhor latino-americano da modalidade. Em cada disputa que participou, tatuou o símbolo olímpico no braço e já tem reservado espaço para a edição inglesa. “Continuo confiante para a quarta tatuagem. Após La Paz terei tempo razoável para tratar bem e recuperar 100% da lesão, para iniciar as etapas finais de classificação com chances de chegar à vaga”, completa.

Depois de La Paz, Juraci já tem definido o calendário de provas para pontuação no ranking olímpico. Ele volta a competir no dia 25 de março em Mooloolaba, na Austrália; dia 15 de abril, em Sydney, também Austrália; dia 22 de abril em Ishigaki, Japão; 7 de maio, em Huatulco, México; na sequência, dia 13, em San Diego, nos Estados Unidos; e dia 27, em Madrid, Espanha (evento final de qualificação).