Esporte & Cia

Saturday, Apr 20th

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

Jade conquista ouro num evento-teste em Londres

E-mail Imprimir PDF

Dois ouros para o Brasil nea quinta-feira (12/01), nas finais por aparelho do evento-teste das Olimpíadas de Londres, que está sendo disputado na North Greenwich Arena, também na capital inglesa. Jade Barbosa conquistou a melhor nota no salto (14.799) e Arthur Zanetti subiu ao lugar mais alto do pódio nas argolas (15.533). Os resultados, porém, não valem vagas para os Jogos Olímpicos.

As ginastas da categoria feminina foram as primeiras a competir. Além de Jade, o país foi representado por Daniele Hypolito, que terminou em quarto (14.066). A medalha de prata ficou com a israelense Valeriia Maksiuta (14.600) e o bronze com a holandesa Wyomi Masela (14.183). Jade Barbosa entrou segura para fazer sua apresentação e, logo no primeiro salto, alcançou 14.966. Para fechar a média, 14.633 no segundo, e o ouro garantido.

Daniele Hypolito entra em ação novamente nesta sexta (13) para a final do solo, assim como Daiane dos Santos. A disputa começa às 16h30 (horário de Brasília). Jade, Daniele e Daiane, além de Adrian Gomes, Bruna Leal, Ethiene Franco e Priscila Cobello, representaram o Brasil na competição por equipes na quarta (11). Elas ficaram em quarto lugar e garantiram uma seleção completa da Ginástica Artística Feminina do País nas Olimpíadas, que serão disputadas de 28 de julho a 7 de agosto.

Outro brasileiro que brilhou em Londres foi Arthur Zanetti. Depois de ter se classificado para a final das argolas em primeiro lugar, (15.533), ele repetiu o feito e conquistou o ouro com a mesma nota, deixando para trás o italiano Matteo Morandi (15.433) e o portorriquenho Tommy Ramos (15.100). Foi um ótimo teste para o ginasta, já classificado para os Jogos por ter sido medalha de prata no aparelho no Mundial de Tóquio, no fm do ano passado.

Na competição por equipes do evento-teste, realizada na quarta (11), a Seleção Masculina terminou em sexto, ganhando vaga extra da Federação Internacional de Ginástica (FIG). Agora, a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) decidirá qual atleta se juntará a Arthur Zanetti e Diego Hypolito para representar o País em Londres no segundo semestre. Diego, que se recupera de lesão no ombro e não disputou o pré-olímpico, também está classificado por ter sido bronze no solo em Tóquio.

Trampolim - O Brasil terá outra representante na North Greenwich Arena nesta sexta, a partir das 10h10 (de Brasília), em disputa que vale vaga para as Olimpíadas. Giovanna Venetiglio Matheus, da Seleção de Trampolim, compete em busca da classificação contra 16 ginastas de 12 países: Canadá, China, França, Grã-Bretanha, Geórgia, Japão, Holanada, Portugal, República Tcheca, Rússia, Ucrânia e Uzbequistão. As cinco melhores carimbam o passaporte para voltar a Londres nos Jogos.

Sexta-feira (13)

Ginástica Artística - finais por aparelho
Solo Feminino, às 16h30 (de Brasília) - Daiane dos Santos e Daniele Hypolito

Ginástica de Trampolim - classificatória para as Olimpíadas
Giovanna Venetiglio Matheus, às 10h10 (de Brasília)