O Pinheiros abriu duas vitórias de vantagem sobre o segundo colocado do NBB, ao vencer o Uberlândia, na terça-feira (14/02), fora de casa, por 80 a 74. Em partida adiada da terceira rodada do segundo turno da competição, o time paulista alcançou sua 16ª vitória em 19 jogos (84,2% de aproveitamento) e também encerrou com a invencibilidade de oito partidas em casa do Uberlândia.
O ala norte-americano do Pinheiros, Shamell, foi o cestinha do jogo com 26 pontos, seguido do ala Marquinhos, que anotou 19. Pelo lado do Uberlândia, o ala/armador Robert Day foi o destaque com 24 pontos.
Com uma forte enterrada do pivô Cipolini, o Uberlândia deu as boas-vindas ao adversário paulista. Porém, o ataque do Pinheiros começou muito bem a partida e logo assumiu a frente do marcador. O trio Shamell, Olivinha e Marquinhos anotou 19 dos 21 pontos marcados pelo líder do NBB no primeiro quarto (21 a 13).
A defesa do Uberlândia melhorou no segundo período e impediu que o trio paulista continuasse atacando com tranquilidade. Além disso, o time mineiro aproveitou a força da torcida, que lotou o Ginásio do UTC para se recuperar na partida e levar o jogo para o intervalo perdendo por apenas quatro pontos (36 a 32).
No terceiro quarto, as bolas de fora começaram a cair para o Pinheiros. Com duas bolas de 3 consecutivas de Shamell, o Pinheiros abriu 11 pontos de vantagem no placar (51 a 40). A partir desse momento, o time mineiro correu atrás do prejuízo o jogo inteiro e conseguiu recuperar um pouco do placar no final do período (58 a 51).
Apesar do Pinheiros ter conseguido voltar a vantagem para os 10 pontos no início do último quarto (63 a 53), os donos da casa cresceram e, rapidamente, baixaram o jogo para apenas três pontos, com menos de cinco minutos para o final, 67 a 64. No entanto, os paulistas não se abalaram e continuaram ditando o ritmo da partida para garantir a vitória.
"A gente vem jogando bem, estamos com um bom ritmo em quadra. Marcamos bem nesta partida e estamos no caminho certo para continuar com a liderança do NBB", afirmou o ala do Pinheiros, Shamell.
Essa foi a terceira derrota consecutiva do time de Uberlândia, que caiu da primeira posição na tabela de classificação para a sexta, tendo agora uma campanha de 13 vitórias em 20 jogos (65% de aproveitamento). No entanto, a equipe mineira está confiante de que vai conseguir se recuperar rápido na competição, principalmente, com o retorno do armador e capitão do time, Valtinho.
"Tivemos uma queda na tabela, mas vamos continuar trabalhando para dar a volta por cima. Com o Valtinho voltando, a equipe vai reverter isso aí.", acredita o pivô do Uberlândia, Léo.
Terceira Rodada do Segundo Turno:
14/02 (Terça-feira)
Uberlândia 74 x 80 Pinheiros