Esporte & Cia

Sunday, Nov 24th

Last update:09:53:06 AM GMT

You are here:

A Seleção Brasileira Masculina de Handebol na Suécia

E-mail Imprimir PDF

A Seleção Brasileira Masculina de Handebol se despediu com vitória do Pré-Olímpico de Gotemburgo, na Suécia. Com muita garra e grandes atuações do goleiro Marcão e do ponta Gil, a equipe derrotou no domingo (8/4) a Macedônia por 28 a 27 (15 a 13 no primeiro tempo) e encerrou o torneio com três boas atuações contra importantes rivais europeus, mesmo tendo ficado sem a almejada vaga nas Olimpíadas. A anfitriã Suécia e a Hungria conseguiram a classificação.

Assim como nas duas primeiras rodadas, em que o Brasil perdeu para a Suécia (25 a 20) e para a Hungria (29 a 27), o equilíbrio marcou o duelo diante dos macedônios, que também vinham de duas derrotas e estavam eliminados. A vitória chegou nos segundos finais e foi determinada, especialmente, pelas excelentes atuações do goleiro Marcão - autor de grandes defesas, incluindo dois tiros de sete metros - e de Gil, artilheiro do duelo com sete gols, a maioria em fulminantes contra-ataques.

No primeiro tempo, a Seleção Brasileira saiu atrás (2 a 0), mas se recuperou e manteve a liderança no placar a maior parte do tempo. Com 20 minutos, a equipe treinada pelo espanhol Javier Garcia Cuesta chegou a abrir três gols de vantagem (11 a 8) com um gol de Thiagus, que entrou muito bem no duelo, com ótimo aproveitamento nas finalizações.

No segundo, o Brasil continou bem, mas teve alguns minutos de desatenção e permitiu a reação da Macedônia, que chegou a virar para 18 a 17 aos 37 minutos. Foi então que Javier Cuesta pediu tempo e a Seleção voltou aos eixos. Tanto que, aos 48 minutos, a equipe abriu sua maior vantagem no marcador (25 a 21) com mais um gol de Gil. Os europeus reagiram no fim, dimuindo a vantagem para um gol, e quase levaram a decisão para a prorrogação. Os brasileiros, porém, capricharam na marcação e garantiram despedida honrosa do torneio, como havia pedido o técnico Javier Cuesta na véspera.

Seleção Masculina de Handebol/jogadores e comissão técnica:

Goleiros:
Maik Ferreira dos Santos/Maik (Esporte Clube Pinheiros)
Andrey Fagundes (Metodista)
Marcos Paulo dos Santos/Marcão (Esporte Clube Pinheiros)

Armadores:
Fernando Pacheco/Zeba (Esporte Clube Pinheiros)
Henrique Teixeira (Metodista)
Thiagus Petrus dos Santos (PM Balonmano Ciudad de Logroño)

Centrais:
Bruno Santana (Esporte Clube Pinheiros)
Leonardo Bortolini/Léo (Unopar/Londrina/Sercomtel)

Pontas:
Renato Tupan Ruy/Tupan (Metodista)
Fabio Chiuffa/Chiuffa (Metodista)
Gil Vicente Pires (Unoesc/Chapecó)
André Soares/Alemão (Unitau/Taubaté)
Rodolfo Moraes/Cyborg (Unopar/Londrina)
Felipe Borges (Reale Ademar León)

Pivôs:
Vinícius Teixeira (Vinícius) - (Metodista)
Ales Abrão Silva - (PM Balonmano Ciudad de Logroño)

Comissão Técnica
Javier Garcia Cuesta (técnico)
Valmir Fassina (assistente-técnico)
Marcos Cezar (preparador físico)
Gustavo Rocha Santos (médico)
Gustavo Pereira Barbosa (fisioterapeuta)
Cássio Marques (supervisor)