O gaúcho Israel Pereira, de Porto Alegre e o paranaense de Ivaiporã, radicado em Hernandarias, no Paraguai, Valdir Scremin são dois destaques confirmados na etapa de abertura do 25º Campeonato Brasileiro de Moto Aquática (Jet Ski). As disputas serão realizadas neste sábado e domingo, na Represa do Guarapiranga, em São Paulo (av. Atlântica, 4.000, antiga Robert Kennedy). A competição, após as quatro etapas previstas também definirá os pilotos brasileiros que participarão do 31º Campeonato Mundial, que acontecerá de 29 de setembro a 7 de outubro, em Lake Havasu, no Arizona (EUA).
Pereira foi campeão no ano passado na categoria Runabout Aspirado Limited, mas nessa temporada já adiantou que correrá na Runabout Turbo Stock e Runabout Turbo Limited. O objetivo é brigar pelos dois títulos e, para tanto competirá com um novo equipamento, modelo SeaDoo RXPX 255, que apresentou bom desempenho nos treinamentos.
“Este ano estamos esperando mais equipes participantes, em relação ao da temporada passada, até porque o campeonato está completando 25 anos e isso é especial. Importante destacar presença de vários pilotos novos em 2011, do Rio Grande do Sul, Goiás, Santa Catarina, São Paulo e Distrito Federal. O esporte depende também da nova geração que mostrou qualidade técnica. A modalidade só tem a ganhar com essa mescla de pilotos jovens e experientes. Esse campeonato de 2012 promete ser bem disputado e de alto nível”, destacou o tricampeão gaúcho e campeão sul-americano.
Scremin obteve os títulos brasileiros de 2011 das categorias Runabout Turbo Stock e Super Course Turbo Stock, além de ficar em segundo na Runabout Turbo Limited. Considera que seu desempenho foi além do esperado, pois acreditava que poderia garantir apenas um título. Para esse 25º Campeonato Brasileiro de Moto Aquática (Jet Ski), tentará repetir a mesma performance, mas espera uma competição muito equilibrada.
“O importante em um campeonato como o Brasileiro é ter um bom preparo físico, pois o desgaste nas baterias é grande, contar com um equipamento que não te deixe na mão e que corresponda as expectativas. Alguns casos também ter a sorte a seu lado. São três aspectos importantes”, avaliou Scremin.
As categorias do 25º Campeonato Brasileiro de Moto Aquática (Jet Ski) são as seguintes: Ski Aspirado Stock, Ski Aspirado Limited, Ski GP, Runabout 800 GP, Runabout Aspirado Stock, Runabout Aspirado Limited, Runabout Aspirado GP, Runabout Turbo Stock, Runabout Turbo Limited, Runabout GP, Super Course Light 130, Supercourse Novatos Aspirado, Supercourse Novatos Turbo, Superourse Stock, Supercourse Limited e GP, Freestyle Amador, Freestyle Profissional Open.
Para a etapa de abertura, a movimentação das equipes no local já começa neste início da semana para o acerto dos equipamentos e adaptação dos pilotos, conforme a programação:
.Na sexta-feira, recepção dos pilotos, e acerto dos motores,
.No sábado, das 9 às 11h30 horas inscrições dos pilotos e vistoria. Às 12h30 treinos oficiais, seguidos das tomadas de tempo da categoria Super Course, às 14 horas começam a primeira série bateria das categorias do circuito fechado, às 17h30 será disputada a primeira bateria do Freestyle.
.No domingo, às 10 horas, disputa das categorias Super Course. Às 14 horas, tem início a segunda série de bateria do circuito fechado, seguida pelo Freestyle. Às 16h30 premiação.
WORKSHOPS
Como parte de uma série de ações sócio-educativas que a Associação Brasileira de Jet Sports – BJSA, realizará a partir de agora pelo país, serão realizados dois workshops, em paralelo a etapa de abertura do Campeonato Brasileiro.
O primeiro encontro acontece no dia 4, às 17 horas e o segundo no dia 5, às 9 horas. Os temas que serão abordados por representantes da BJSA e Marinha do Brasil são os seguintes: segurança e regulamentos desportivos; boa dirigibilidade e convívio com banhistas e novos normativos - exame de Motonáutica (Marinha).
Os workshops serão direcionados para proprietários de motos aquáticas, donos de marinas e público ligado à esportes náuticos. A partir de agora diversos eventos como esses serão realizados pelo país, em parcerias com prefeituras e entidades ligadas ao setor.
A 25º edição do Campeonato Brasileiro de Jet Ski é uma realização BJSA - Associação Brasileira de Jet Sports, com homologação da International Jet Sports Boating Association – IJSBA. O apoio é da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação da Prefeitura de São Paulo. O evento conta com a supervisão da Marinha, Guarda Civil Metropolitana e Corpo de Bombeiros.