Esporte & Cia

Tuesday, May 07th

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

Santoro e Philippoussis decidem o Grand Champions Brasil

E-mail Imprimir PDF

Dois estilos bem diferentes se encontram no domingo, às 11h, na quadra central da Sociedade Harmonia de Tênis, para a final do Grand Champions Brasil 2012. De um lado, um dos melhores sacadores que o circuito profissional de tênis já conheceu: o australiano Mark Philippoussis, que continua assustando os adversários com seu poderoso forehand de direita. Do outro, "O Mago" Santoro, que com seus golpes de duas mãos (direita e revés) encanta o público pela rapidez e habilidade.

"O Santoro tem um estilo único. Acho que a diferença dos nossos jogos proporcionará um show muito interessante para os brasileiros", adiantou Philippoussis, de 37 anos, que, além dos 11 títulos que ganhou como profissional, tem também no currículo os vice-campeonatos no US Open (1998) e Wimbledon (2003). No Champions Tour, ele conquistou as etapas de Delray Beach (USA), Zurique (Suíca) e Bogotá (Colômbia), todas no ano passado. Para chegar à final em São Paulo, o australiano teve que passar pelo sueco Thomas Enqvist neste sábado: 2 sets a 0, parciais de 6/4 6/1.

Já Santoro descansou neste sábado, depois de alcançar a primeira final de Champions Tour na carreira, ao vencer o espanhol Sergi Bruguera, na sexta-feira. Na etapa de Medellín, realizada na última semana, o francês de 40 anos derrotou Philippoussis na disputa do terceiro lugar por duplo 6/4. Como profissionais, o histórico é positivo para o australiano, que venceu cinco dos sete jogos que disputaram, sendo o último por 3 sets a 1, na segunda rodada do Australian Open, em 2004.

Saretta vence Bruguera e quer vaga no pódio

No primeiro jogo deste sábado, o paulista Flávio Saretta venceu o catalão Sergi Bruguera, bicampeão de Roland Garros (1993 e 1994), por 2 sets a 0, parciais de 6/3 6/4. O brasileiro mostrou um ritmo de jogo melhor do que o apresentado na estreia da competição, quando perdeu para Santoro. "Me senti bem melhor hoje. Consegui correr mais e fazer boas jogadas. Nestes últimos dias tenho sentido muita dor na região lombar, por isso tive que tomar uma injeção para poder jogar hoje", comentou Saretta, de 31 anos, campeão do Pan-Americano no Rio de Janeiro, em 2007.

Agora, ele disputa o terceiro lugar do Grand Champions Brasil 2012 contra Enqvist, neste domingo, às 9h30. Jogando em casa, Saretta conta com uma motivação extra: o apoio dos pais, da esposa Suzana Alves e do filho Felipe, de 7 anos. "É muito bom tê-los por perto, especialmente quando vejo meu filho vibrando comigo. Depois de um tempo sem jogar, é difícil voltar com tudo, mas acho que estes dois jogos já me deram ritmo suficiente para buscar o pódio amanhã (domingo)".

O ATP Champions Tour reúne os grandes nomes da história do tênis mundial, que revivem no circuito alguns clássicos mais emocionantes do esporte. O torneio é restrito a finalistas de Grand Slams, campeões da Copa Davis ou tenistas que atingiram o posto de número 1 do mundo (além de dois convidados em cada torneio), garantindo assim o alto nível de cada etapa.

Este ano já foram realizadas quatro etapas: Delray Beach (EUA), vencida por Moyá; Estocolmo (Suécia), onde John McEnroe ficou com o título; Zurique (Suíça) e Medellin (Colômbia), que tiveram Moyá como campeão. Além da etapa brasileira, o calendário 2012 ainda contará com torneios em Knokke-Heist (Bélgica), Chengdu (China), Santaigo (Chile) e Londres (Inglaterra).

Grand Champions Brasil

De 10 a 13 de maio
Onde: Sociedade Harmonia de Tênis (Rua Canadá, 658, Jardim Paulista)

Programação / Resultados:

Grupo A

Fabrice Santoro (FRA)

Sergi Bruguera (ESP)

Flávio Saretta (BRA)


Grupo B

Thomas Enqvist (SUE)

Mark Philippoussis (AUS)

Mariano Puerta (ARG)


10 de maio

Mark Philippoussis x Mariano Puerta - 6/2 7/5
Fabrice Santoro v. Flávio Saretta - 6/2 6/2

11 de maio

Fabrice Santoro x Sergi Brugera - 6/3 6/3
Thomas Enqvist x Mariano Puerta - 6/4 6/2

12 de maio

Flávio Saretta x Sergi Bruguera - 6/4 6/3
Mark Philippoussis x Thomas Enqvist - 6/4 6/1

13 de maio

9h30: Flávio Saretta x Thomas Enqvist
11h: Fabrice Santoro x Mark Philippoussis