Mauro Vinícius da Silva, o Duda, campeão mundial indoor do salto em distância, volta a competir no exterior na preparação para os Jogos Olímpicos de Londres - o programa do atletismo será de 3 a 12 de agosto. Neste domingo (27/5), o saltador disputa o GP de Rabat, no Marrocos, a partir das 15h45 (horário de Brasília). Na sequência, participa dos GPs de Innsbruck, na Áustria (1/6), e Munique (5/6), na Alemanha.
Depois do título no Mundial Indoor de Istambul, em março, Duda disputou dois GPs internacionais no Brasil. Foi ouro em Belém, com 7,95 m, e ouro também em Fortaleza, com 7,94 m. No exterior, vai em busca de resultados melhores. "Estou tranquilo. Acho que posso saltar mais longe do que nos meetings no Brasil, acima dos 8 m", diz. "Isso também vai depender das condições de treinamento que eu encontrar e do clima. O Marrocos é mais quente, mas ainda está meio frio na Europa e as competições são ao ar livre."
O técnico Aristides Junqueira, o Tide, que acompanha o saltador nas competições no exterior, explica que Duda vem de um período de treinos mais leves. "Ele já fez um ciclo forte antes do Mundial e vai fazer outro para a Olimpíada. Um terceiro ciclo forte agora seria muita coisa. Ele pode melhorar, sim, saltar acima dos 8 m, mas não deve superar a melhor marca pessoal."
Duda tem como melhor marca pessoal ao ar livre os 8,27 m do Troféu Bandeirantes, em setembro de 2011, em São Paulo. Em 2012, saltou 8,10 m, em um torneio da FPA, em fevereiro, no início da temporada, e lidera o ranking mundial indoor com a marca de 8,28 m, conquistada na fase de qualificação do Mundial de Istambul.
Depois de Munique, Duda volta ao País. A programação de competições antes da Olimpíada inclui o Troféu Brasil, de 27 de junho a 1º de julho, em São Paulo, e a disputa do GP de Mônaco, em 20 de julho, etapa da Diamond League.