Esporte & Cia

Wednesday, May 01st

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

Thiago Pereira estreia em Londres neste sábado

E-mail Imprimir PDF

O brasileiro Thiago Pereira é o primeiro da natação a cair na água do Centro Aquático de Londres. A estreia da modalidade é neste sábado (28), justamente na prova dos 400 metros medley. O representante do Corinthians disputará as eliminatórias a partir das 6h (horário de Brasília) e, se avançar entre os oito melhores, volta a nadar às 15h. O objetivo é brigar braçada a braçada por uma medalha na distância, apesar de não ser a sua preferida. Mais rápido e preparado para os Jogos Olímpicos de 2012, o atleta de 26 anos ainda é detentor do recorde Sul-Americano, com 4min08s86, obtido no Mundial de Roma, em 2009.

"A prova dos 400m medley abre a Olimpíada. A distância é mais desgastante, já que o atleta precisa percorrer 100 metros para cada estilo. Não é meu foco para Londres, mas estando nela, tenho condições de lutar pelo pódio. Isso implica em fazer uma boa eliminatória e dar tudo na final. Para isso, espero quebrar a minha marca pessoal", conta o nadador patrocinado pela Arena e Correios.

A série do brasileiro será a terceira. O balizamento colocou Thiago Pereira e os principais rivais, os norte-americanos Michel Phelps e Ryan Lochte, em baterias diferentes nas eliminatórias. O mais rápido da série em que está o atleta do Corinthians é o japonês Kosuke Hagino, quarto melhor tempo do mundo em 2012, com 4min10s26. Thiago Pereira entra para a disputa dos 400m medley na Olimpíada como 13º do ranking com a marca de 4min13s48, obtida no mês de abril, no Troféu Maria Lenk, no Rio de Janeiro (RJ). Na última edição dos Jogos, o nadador do Corinthians acabou em oitavo lugar, com 4min15s40. Na sua estreia, em Atenas/2004, o brasileiro ficou nas eliminatórias.

Otimista, o treinador Alberto Silva aposta em um bom desempenho de seu atleta: "O Thiago Pereira vai mais tranquilo para a prova dos 400m medley e isso pode ser um diferencial. Na parte técnica, ele treinou corretamente, está bem preparado, assim como para os 200m medley."

Nos Jogos Pan-Americanos, Thiago Pereira dominou os 400m medley nos últimos eventos e ficou com o ouro: 4min16s68 (Guadalajara/2011) e 4min11s14 (Rio de Janeiro/2007). "Mesmo apostando todas as fichas nos 200m medley, quero buscar a medalha. Sempre penso no melhor e meu trabalho foi feito para chegar até aqui", diz Thiago Pereira, que já está na Vila Olímpica de Londres desde a terça-feira (24). O nadador chegou com a equipe a Inglaterra 10 dias antes e fez a aclimatação no Crystal Palace, local escolhido pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) para abrigar os atletas de várias modalidades.

Acompanhe as provas de Thiago Pereira em Londres:

400 m medley:
Dia: 28 de julho (sábado)
Horários (de Brasília): Eliminatórias às 6h e as finais às 15h

200 m medley:
Dias: 1º (quarta-feira) e 2 de agosto (quinta-feira)
Horários: Eliminatórias 7h15 e semifinais 16h30 (dia 1º)
Final às 16h16 da quinta-feira (2)

Revezamento 4x100m medley:
Dias: 3 (sexta-feira) e 4 de agosto (sábado)
Horários: Eliminatórias às 8h04 (3)
Final às 16h27 do sábado (4)

Confira o Perfil de Thiago:
Data de Nascimento:26/01/1986
Local: Volta Redonda (RJ)
Altura: 1m85
Peso: 84kg
Onde mora: São Paulo (SP)
Clube: S.C. Corinthians Paulista
Patrocínios: Arena e Correios
Especialidade: Medley