Esporte & Cia

Tuesday, Apr 30th

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

Julião Neto e Yamaguchi passam para as oitavas em Londres

E-mail Imprimir PDF

O boxe brasileiro mostrou a sua força na tarde da segunda-feira, 30 de julho, no ringue do Excel South Arena 2. Na categoria peso mosca, Julião Neto derrotou por pontos (12 a 8) o norte-coreano Jong Chol Pak. Na categoria meio pesado, foi a vez de Yamaguchi Falcão vencer o indiano Sumit Sangwan por 15 a 14. Ambos se classificaram para as oitavavas de final em suas respectivas categorias, com as duas lutas também a serem disputadas no Excel South Arena 2.

No primeiro round da primeira luta brasileira da tarde, Julião Neto e Jong Chol Pak se estudaram bastante e não houve um golpe mais contundente. O placar terminou empatado em 2 a 2. No segundo round, Julião se soltou mais e seus golpes começaram a entrar no adversário. O brasileiro acertou um direto de direita que desestabilizou Pak e deu a vitória no round por 6 a 3.

No terceiro round, Julião tentou administrar o combate, pois àquela altura sabia que tinha boa vantagem na pontuação dos juízes. Apesar de conseguir conter o ímpeto do adversário, o brasileiro chegou a cair após um golpe desferido por Pak. Assim mesmo, Julião venceu de forma apertada o round por  4 a 3 e a luta por 12 a 8. Durante a entrevista, Julião confessou que estava muito nervoso e ansioso. Ele ressaltou que o simples fato de disputar seus primeiros Jogos Olímpicos, aos 30 anos, já é uma vitória por si só.

“Muita gente não estava mais acreditando em mim. Foram duas vagas apenas no Pré-Olímpico e eu fui lá e conquistei uma. Estava meio preso no primeiro round, mas encontrei a distância certa no segundo”, explicou Julião.

O adversário de Julião Neto nas oitavas de final será o porto-riquenho Jeyvier Cintron, que derrotou Oteng Oteng, de Botsuana. A luta será realizada na próxima sexta-feira, 3 de agosto. “Vai ser uma revanche, pois ele me ganhou na final do Pan 2007, no Rio. Conheço bem o jogo dele e vou atrás da medalha”, garantiu Julião Henriques.

Depois foi a vez de Yamaguchi Falcão derrotar por pontos o indiano Sumit Sangwan por 15 a 14 (5/4, 5/4 e 5/6) num combate muito igual e disputado. Logo no primeiro round o pugilista brasileiro foi advertido por desferir um golpe abaixo da linha de cintura. Tanto no segundo quanto no terceiro rounds, Yamaguchi usou a velocidade para surpreender o indiano. Seu próximo adversário pelas oitavas de final do torneio olímpico de boxe será o chinês Fanlong Meng, sábado, 4 de julho.

Yamagushi revelou que a ansiedade antes da luta prejudicou seu desempenho no ringue. “Tive que me controlar, mas o importe foi que venci. Agora é assistir ao vídeo, ver os detalhes e analisar os erros”. O pugilista brasileiro disse ainda que está com dificuldades para se adaptar à nova categoria.

“Tenho que usar a velocidade porque ainda estou sentindo um pouco o peso desta nova categoria. O máximo que chego é a 80kg e ainda estou me adaptando. Luto com adversários mais pesados e sinto os golpes. A mão que bate de lá é bem mais forte do que a que bate de cá”, comparou Yamaguchi.