O espadachim brasileiro Guilherme Toldo havia avançado, na manhã desta terça-feira, 31 de julho, para a segunda rodada do torneio de florete dos Jogos Olímpicos Londres 2012 com uma vitória por 15 a 6 sobre o marroquino Lahoussine Ali, na Arena Excel. Mas pela segunda fase, enfrentou o norte-americano Race Imboden, de 19 anos e que ocupa a 5ª posição do ranking mundial. Não era só isso. Imboden, como Toldo, é canhoto. "Isso atrapalhou também. Nunca consigo treinar contra canhotos", disse o brasileiro.
Depois da primeira fase, Guilherme se dedicou a estudar lutas do norte-americano em vídeos para tentar anular seus golpes durante o confronto. Não foi possível. Com 30seg do primeiro round Imboden já abrira vantagem de 5 a 0. Ele acabou decidindo o combate no segundo round, por 15 a 5. Mas Toldo gostou do desempenho. "Meu objetivo era passar da primeira fase e ganhar experiência para 2016 e consegui. Estou feliz com isso", explicou.
Nos planos para o futuro está uma temporada na Itália, para se dedicar a treinamentos com espadachins diferentes e acumular conhecimento.