Esporte & Cia

Sunday, Nov 24th

Last update:09:53:06 AM GMT

You are here:

As quartas de final do S-10 do Brasileiro de Rugby

E-mail Imprimir PDF

Com 100% de aproveitamento, SPAC e São José confirmaram no sábado (18/08) a melhor campanha da fase de grupos do Super 10 - Brasileiro de Rugby. Jogando pela quinta e última rodada da fase de grupos, os joseenses venceram o Farrapos por 26 a 3, em Bento Gonçalves (RS), enquanto o SPAC derrotou o Rio Branco por 29 a 12 no clássico paulista. Além disso, o Bandeirantes ficou com a vice-liderança do grupo verde após vencer o Curitiba Rugby/Unibrasil por 26 a 23 na capital paranaense e o Desterro garantiu a segunda colocação do grupo amarelo com uma vitória sobre o Pasteur por 14 a 13 em São Paulo. No dia 1o de setembro, as oito equipes começam a disputa das quartas de final do torneio.

Depois de um susto no começo do campeonato, com uma vitória conquistada nos minutos finais diante do Curitiba Rugby (18 a 17), o SPAC encontrou e manteve seu padrão de jogo, vencendo Niterói (27 a 5), Bandeirantes (41 a 12) e Rio Branco (29 a 12). Neste sábado, diante da sua torcida, o clube da zona sul de São Paulo fez um ótimo primeiro tempo, chegando ao intervalo com 13 pontos de vantagem no placar. No segundo tempo, os pelicanos voltaram motivados a virar a partida e logo aos dois minutos Daniel Aiex fez um try, convertido por Allan Careca. Contudo, o SPAC não se abateu e aproveitou os erros do adversário para conquistar mais dois penais, convertidos por Leandro Amaral, o Leco. Em uma bela jogada individual, Allan Careca marcou mais um try para o Rio Branco, não convertido, mas a reação dos pelicanos acabou por ai. Leco converteu mais um penal para os paulistanos e Gustavo Mattos fez um try, novamente convertido pelo camisa 10, encerrando a partida em 29 a 12.

"Nosso diferencial foi o crescimento do grupo e a implementação do nosso padrão de jogo. Também contamos com uma linha de fowards muito habilidosa e com o bom trabalho em conjunto, aliado ao talento do Leco como chutador, conseguimos superar nossos adversários e chegar até aqui", comenta o capitão João Neto. Nas quartas de final, o adversário dos paulistas será o Farrapos, que perdeu para o São José e ficou com a quarta colocação do grupo amarelo.

Heptacampeão nacional e novamente favorito ao título, o São José chega a segunda fase do Super 10 invicto, com vitórias sobre BH (34 a 8), Desterro (15 a 14), Pasteur (45 a 7) e Farrapos (26 a 3). Agora o time do Vale do Paraíba irá encarar o Rio Branco, que acabou com a quarta colocação do grupo amarelo. Com três derrotas e uma vitória na fase de grupos, os pelicanos precisam superar os erros e aproveitar a experiência dos jogadores mais antigos para continuar na luta pelo título nacional.

"Mudamos muito em relação a partida diante do Niterói. Tínhamos jogadores novos sem ritmo que melhoraram e hoje os jogadores mais experientes fizeram a diferença.", explica Miguel Angel Diaz, treinador do Rio Branco.

O Desterro foi quem mais cresceu na primeira fase. Depois da derrota para os joseenses na segunda rodada, os catarinenses Farrapos e Pasteur fora de casa, e o BH no Campo da Tapera em Florianópolis. Com a segunda posição no grupo amarelo, o próximo adversário será o Curitiba Rugby/Unibrasil, terceiro colocado do grupo verde. Os paranaenses fizeram uma partida muito equilibrada contra o Bandeirantes valendo a segunda posição no grupo verde, porém o clube paulista conseguiu reverter a situação nos 10 minutos finais da partida. Com o placar anotando 23 a 16 para os curitibanos, os paulistanos fizeram um try de Marcelo Bellorio, convertido por Bernardo, e Fernando Portugal acertou um belo drop goal aos 35 minutos do segundo tempo, deixando o placar em 26 a 23. O Band agora encara o Pasteur, que após um bom começo de temporada, cometeu deslizes nas duas últimas partidas, encerrando a campanha com duas vitórias e duas derrotas, e a terceira posição do grupo amarelo.

Niterói e BH folgaram nessa rodada e como ficaram com a última colocação em seus grupos, fazem um jogo, no dia 1° de setembro, para definição do nono lugar na competição. O perdedor da partida disputa uma vaga no Super 10 do ano que vem contra o campeão da Copa do Brasil - Brasileiro de Rugby 2ª Divisão.

Confira as partidas de quartas de final, que serão realizadas no dia 1° de setembro:

São José x Rio Branco - São José dos Campos (SP)
Desterro x Curitiba Rugby/Unibrasil - Curitiba (PR)
SPAC e Farrapos - São Paulo (SP)
Bandeirantes x Pasteur - São Paulo (SP)

Confira os resultados da quinta rodada da fase de grupos:

Curitiba Rugby/Unibrasil 23 x 26 Bandeirantes
Árbitro: Henrique Platais

Farrapos 3 x 26 São José
Árbitro: Ricardo Sant`anna

Pasteur 13 x 14 Desterro
Árbitro: Xavier Vouga

SPAC 29 x 12 Rio Branco
Árbitro: João Mourinha

Classificação (Pontuação)

Grupo Amarelo
São José - 19 pontos
Desterro - 15 pontos
Pasteur - 11 pontos
Farrapos - 5 pontos
BH - 0 ponto

Grupo Verde
SPAC - 18 pontos
Bandeirantes - 13 pontos
Curitiba Rugby/Unibrasil - 8 pontos
Rio Branco - 6 pontos
Niterói - 4 pontos

Maiores pontuadores
1º Leandro Amaral (SPAC) - 68 Pontos
2º Bernardo (Bandeirantes) - 38 pontos
3º Breno Campos (Curitiba Rugby/Unibrasil) - 21 pontos